Linhas de capital de giro possibilitam manutenção da atividade econômica no norte capixaba

07-01-2022 – Afolhaonline.com

Dados divulgados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) colocam os municípios da região norte do Estado em destaque na concessão do crédito da linha emergencial, vinculada ao Fundo de Proteção ao Emprego. Desde o início da operação nos municípios, os empresários já contrataram, em capital de giro, mais de R$ 22 milhões em recursos que apoiam a recuperação econômica e o enfrentamento dos impactos que as restrições que o isolamento necessário na pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) provocaram.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, destacou que o acesso a este crédito faz parte das medidas adotadas pelo Governo do Estado, para dar condições aos empresários de mitigar os impactos econômicos e as perdas que sofreram. “A linha lançada pelo Governo do Estado é a maior do País. A finalidade de recuperação econômica com capital de giro faz parte de um pacote de medidas socioeconômicas do Governo, com condições facilitadas e dispensa de certidões, o que amplia o leque de empresas que podem acessar os recursos e os direcionar exatamente a quem precisa”, explicou.

Em todo o Estado, mais de quatro mil postos de trabalho foram mantidos ou gerados por empresas que buscaram o apoio do Fundo. O levantamento feito pelo banco capixaba mostrou que, com os recursos, muitos empresários de micro, pequeno e médio portes, de vários setores, não precisaram demitir e alguns deles até contrataram novos empregados.

“Com a pandemia, muitos empreendimentos tiveram substancial e justificável preocupação com a manutenção do emprego e da renda dos funcionários”, pontuou o diretor-presidente do Bandes.