MPES promove VIII Encontro Estadual sobre a Lei Maria da Penha

29-07-2021 – Afolhaonline.com

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) e do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), realizará, no dia 06 de agosto, o VIII Encontro Estadual sobre a Lei Maria da Penha. O evento virtual, das 9h às 11h e das 13h às 15h, tem como objetivo estudar e discutir os desafios enfrentados para proteção integral das mulheres no âmbito da violência doméstica e da violência política de gênero a fim de aprimorar a atuação do Poder Público.

Durante a manhã, o evento abordará o tema “Violência Política de Gênero Contra as Mulheres” e terá a abertura realizada pela procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade. A primeira palestra, com o tema “Violência Política de Raça”, será ministrada pela vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jacqueline Moraes da Silva. Em seguida, a professora do Programa de Pós-graduação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Teresa Sacchet, ministrará a palestra “Violência Política de Gênero”. A mediação será feita pelo dirigente do Cael, promotor de Justiça Cláudio José Ribeiro Lemos.

Na parte da tarde, será abordado o tema “Violência Psicológica Contra as Mulheres”, com abertura da procuradora-geral de Justiça e com mediação da coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares. A psicóloga clínica e sexóloga Kátia Rosa conduzirá a palestra “Aspectos Psicológicos da Violência Psicológica”. A última palestra do dia será feita pela juíza do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Ana Luisa Schimidt Ramos, autora do livro “Violência Psicológica contra a Mulher: o dano psíquico como crime de lesão corporal”, que ministrará o tema “Questões Criminais da Violência Psicológica”.

O evento é voltado a membros e servidores do MPES, técnicos e gestores que atuam na rede de enfrentamento às violências contra as mulheres, profissionais e estudantes de áreas afins.

MANHÃ – Tema: Violência Política de Gênero contra as Mulheres
TARDE – Tema: Violência Psicológica contra as Mulheres