Retomado o horário eleitoral gratuito

Retomado o horário eleitoral gratuito

Ontem, sexta-feira (7), foi retomado o horário eleitoral gratuito apenas com os dois candidatos que estão concorrendo no segundo turno: Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Os horários continuam iguais aos do primeiro turno. Na TV, as propagandas serão veiculadas de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, irão ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

Debate no 2º turno

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República no segundo turno acontecerá na Band, no dia 16 de outubro, um domingo, a partir das 20h.

Além do encontro na Band, outros quatro debates estão marcados. São eles: 

RedeTV!/Metrópoles: 17 de outubro (segunda-feira) 

SBT/CNN: 22 de outubro (sábado) 

Record TV: 23 de outubro (domingo) 

TV Globo: 28 de outubro (sexta-feira) 

Seis partidos pequenos

Seis partidos pequenos e outros nove nanicos não conseguiram superar, nessas eleições, a cláusula de barreira, o que levará ao corte, para todos eles, de verbas públicas e de propaganda na TV a partir do ano que vem.

Entre os pequenos partidos com baixíssimo desempenho nas urnas estão cinco de direita e centro-direita, Novo, PTB, Pros, PSC e Patriota, além do Solidariedade, de centro-esquerda.

Eles se juntam agora ao pelotão de outros nove nanicos que ou já não tinham superado a cláusula –também chamada de cláusula de desempenho– quatro anos atrás ou não existiam ainda: Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.

Partidos políticos destinaram nestas eleições R$ 50,6 milhões para 1.430 candidatos a deputado federal que não conseguiram nem 300 votos cada um. O alto emprego de dinheiro público em campanhas “sem voto” pode indicar candidaturas laranjas, como ocorrido em 2018.

Candidaturas laranja

Cruzamento feito pela Folha de S.Paulo com base nos resultados das eleições e na distribuição pelas legendas dos fundos eleitoral e partidário mostra que vários desses casos envolvem mulheres e pessoas que se declararam negras -pelas regras, os partidos têm o dever de direcionar verba pública a mulheres e negros na proporção dos candidatos lançados.

O esquema de candidatura laranja consiste em inscrever nomes de fachada, ou seja, que não realizam ou simulam atos de campanha.

Datafolha em SP: Tarcísio tem 50%, e Haddad, 40%

Pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela Globo, divulgada nesta sexta-feira (7), revela os índices de intenção de voto para governador de São Paulo. O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 50% e o candidato do PTFernando Haddad, 40%. Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições.

Foram ouvidas 1.806 pessoas entre os dias 5 e 7 de outubro em 74 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09303/2022.

Regras para as pesquisas eleitorais

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende votar, antes do feriado do 12 de outubro, novas regras para as pesquisas eleitorais. Várias propostas já estão em análise sobre o tema, sobretudo com foco em restrições à divulgação de prognósticos às vésperas das eleições. A votação no Plenário ainda depende de aprovação prévia de um requerimento de urgência, o que pode acontecer na segunda-feira (10).

Lira avalia que é preciso tornar mais rígida a legislação a fim de evitar a repetição das divergências entre as pesquisas e o resultado final do primeiro turno da eleição, em 2 de outubro. Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Deputado eleito mais antigo

Levantamento feito pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados mostra que o deputado eleito mais antigo é Átila Lins (PSD-AM), que está entrando no nono mandato. Em seguida, há quatro deputados que estão entrando no oitavo mandato:  Claudio Cajado (PP-BA), Arlindo Chinaglia (PT-SP), José Rocha (União-BA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Como já havia sido divulgado, há 202 deputados novos, que nunca exerceram mandato na Câmara. Essa é a taxa de renovação desta eleição (39%). Fonte: Agência Câmara de Notícias