Senai Colatina está com matrículas abertas para 2020

15-01-2020 – O Senai Colatina está com matrículas abertas para cursos técnicos, com aulas iniciando no primeiro semestre de 2020. A formação é voltada para as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho. O cadastro de interesse pode ser preenchido no site senaies.com.br/matriculas2020.

As vagas são para os cursos de técnico em Eletrotécnica e em Mecânica, com turmas no turno noturno; e em Produção de Moda, com turmas nos três turnos (matutino, vespertino e noturno).

As mensalidades são a partir de R$ 290 e os valores variam de acordo com a área escolhida. Trabalhadores de indústrias associadas têm 20% de desconto.

O curso técnico em Produção de Moda é novidade no portfólio do Senai ES, sendo ofertado também na unidade de Vila Velha. Com foco em Gestão de Imagem e Visual Merchandising, a grade curricular é voltada para conhecimentos de recursos de divulgação de produtos de moda. O que inclui a produção de catálogos, desfiles e atuação em meios de comunicação como revistas e sites moda. Além disso, o curso aborda as tendências de moda, de mercado e lançamentos, e ensina as melhores estratégias para elaborar looks para publicidade, vitrines, e exposições, entre outros modelos de divulgação.

No mercado de trabalho, o técnico em produção de moda é o profissional que vai colocar a mão na massa. Multitarefa, ele atua montando looks diversos focados em exposições, vitrines, produção publicitárias ou em desfiles. 

Diferenciais

O ensino técnico do Senai ES é focado em um aprendizado prático, por meio de simulações e projetos pensados para solucionar os desafios reais da indústria. Todos eles desenvolvidos em laboratórios modernos.

A grade curricular prepara os alunos para lidarem com as tecnologias da Indústria 4.0, tais como Internet das Coisas (iOT), Lean Manufacturing (manufatura enxuta), Big Data e Robótica, além de auxiliá-los quanto ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais.

Os cursos do Senai tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24, o que aumenta significativamente as chances do aluno em conseguir uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Isso porque, ao invés de passar quatro, cinco ou seis anos dentro de uma graduação tradicional, por exemplo, o estudante técnico consegue uma otimização de tempo e um estímulo para um aprendizado mais eficaz.

O estudante do técnico também tem uma possibilidade maior em já estar empregado ao término dos estudos. Um levantamento realizado pelo Senai ES mostrou que seis em cada dez formados no ensino técnico da instituição estão empregados. Em algumas áreas, como metalmecânica, a taxa de empregabilidade chega a superar os 72% entre profissionais que concluíram cursos até o ano de 2017 e conseguiram ingressar no mercado de trabalho no ano de 2018.

“No Senai Vitória, por exemplo, dos 80 alunos de cursos técnicos no setor automotivo, 64 estão trabalhando na área”, ressalta o diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

Mercado

As empresas capixabas têm preferência pelos alunos do Senai ES, como apontam pesquisas de mercado: 96,1% optam por egressos da instituição na hora de contratar novos profissionais. A taxa de satisfação também é alta entre os egressos: 97,3% indicaria os cursos técnicos do Senai.

Quando o assunto é salário, os números também são atrativos: o aluno egresso de um curso técnico do Senai pode ter um incremento na renda média mensal em até 27,1%. 

Quem pode fazer

Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos completos, estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ou comprovar a conclusão das atividades escolares. Para realizar a matrícula, o candidato deve preencher o requerimento e entregar os documentos na Secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

Os documentos solicitados são: duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento ou Casamento, Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista/ Alistamento Militar, Comprovante de endereço atualizado (recebido pelo Correios), CEP e histórico escolar ou declaração de ensino Médio (2º ou 3º ano).

Informações podem ser obtidas diretamente na unidade de segunda a sexta-feira das 8h às 20h ou pelo site senaies.com.br/matriculas2020.

Fonte e foto Senai.