Quer alavancar a sua empresa em 2024? Especialista dá 3 dicas de como atrair investidores

Jennifer Chen, CEO da JC Capital, e especialista em captação de investimentos

Para garantir que a sua empresa obtenha bons resultados em 2024, os empresários precisam traçar um planejamento estratégico, cauteloso e detalhado desde agora. Dentre os tópicos que devem ser considerados, está a aquisição de aportes — uma das principais alavancas para um negócio.

O sonho de todo empreendedor é ter capital próprio para fazer a expansão da sua empresa, mas nem sempre é possível. O desafio de captar investidores é uma atividade que demanda expertise e assertividade em todas as etapas, logo, realizá-la sozinho(a) acaba se tornando uma tarefa complexa. De acordo com Jennifer Chen, CEO da JC Capital e especialista em captação de investimentos. “Os investidores geralmente se interessam por projetos que demonstram um potencial sólido de retorno financeiro e um bom plano de negócios. Destacar a inovação, o diferencial competitivo e a sustentabilidade do projeto também pode atrair investidores”, explica Chen.

Dessa maneira, a especialista aponta que é fundamental que todo empresário observe alguns pontos antes de buscar aportes, são eles: entender as necessidades da sua empresa e da sua equipe, elencar as prioridades da empresa para o próximo ano e, por fim, avaliar a real necessidade de um aporte.

“Nem sempre uma empresa precisa de mais dinheiro, mas de uma reestruturação. Somente após analisar todos esses pontos com calma e traçar um plano geral da empresa, é possível obter um diagnóstico do que o negócio realmente precisa. Com essas respostas, sendo o caso, o empresário pode seguir com o plano de buscar investidores”, pontua Chen.

Diante deste cenário, a especialista listou três dicas de como atrair investimentos para alavancar o seu negócio em 2024. Confira:

  1. Trace um plano de negócio robusto:

Para apresentar um plano de negócios que convença os investidores a apostarem no seu projeto, os empresários devem conhecer profundamente as suas atividades, avaliar todos os processos, entender como os aportes seriam utilizados e qual seria o seu impacto nas operações.

“Além de ser um especialista no seu próprio negócio, o empresário também deve conhecer muito bem os seus números”, explica Jennifer. “(…) é preciso trabalhar com projeções realistas para oferecer um panorama claro e objetivo, demonstrando onde a sua empresa está atualmente e onde ela quer chegar”.

Todos esses pontos são fundamentais para traçar um plano de negócios bem elaborado, com dados confiáveis e objetivos diretos, para atrair a atenção dos investidores.

  1. Trabalhe a comunicação e a rede de relacionamentos:

Segundo Jennifer, criar uma rede de relacionamentos forte é um dos principais meios de obter oportunidades valiosas no mercado corporativo. “Frequente eventos corporativos presenciais, se mantenha conectado no mundo digital e, claro, esteja acessível para caso apareça alguma oportunidade”, pontua a especialista.

Além disso, faça com que a sua presença expresse a sua paixão e confiança no seu projeto. “O investidor sempre estará atento a quem é a pessoa por trás do projeto. É essencial que esta possua uma verdadeira paixão pelo negócio.”, ressalta.

  1. Construa o pitch perfeito:

No processo para atrair investidores, as empresas precisam realizar o chamado “pitch”, que consiste em pequenas apresentações para demonstrar o potencial do negócio e seus objetivos. Segundo a especialista, é fundamental que os empresários tenham um profundo conhecimento sobre seus projetos e a capacidade de comunicar as suas ideias de maneira clara e confiante.

“O pitch é o momento de vender a sua ideia e atrair a atenção dos investidores”, explica. “Os principais segredos são: demonstrar números confiáveis e atrativos, apresentar a proposta com confiança e, por fim, ser claro e objetivo sobre o potencial da empresa e o retorno para os investidores”, diz a especialista.

Com vasta experiência no mercado de investimentos, Jennifer explica como essa conexão entre empresários e investidores pode ser simplificada através de uma empresa intermediária, como a JC Capital. “A nossa equipe faz uma análise profunda dos negócios dos nossos clientes para selecionar os fundos nacionais e internacionais mais adequados a cada perfil”. A empresária conclui dizendo: “O nosso principal objetivo é transformar trajetórias e potencializar negócios”.

Sobre Jennifer Chen

Jennifer Chen possui vasta experiência na indústria da moda, mercado de luxo e destaque no ramo imobiliário. Direcionou o seu foco para a esfera empresarial e se tornou fundadora e CEO da JC Capital.

Formada em Business Administration na Lynn University, na Flórida (USA), a especialista conecta empresas e investidores e tem verdadeira aptidão para intermediar negócios.

Considerada uma das mulheres mais conceituadas do setor, Jennifer também atua como sócia de fundos de investimentos para startups, além de ser conselheira de diversas empresas deste segmento.

Recentemente tornou-se sócia da Brand Concept, empresa que representa marcas de luxo em projetos imobiliários.

Sobre a JC Capital

A JC Capital é uma empresa que atua na captação de recursos, com instituições financeiras nacionais e internacionais, com foco em setores como: agronegócio, hotelaria, infraestrutura, indústria, tecnologia e construção civil.

A companhia oferece uma equipe de estruturação de negócios que seleciona o fundo mais adequado ao perfil dos clientes, possibilitando operações com taxas de juros anuais, prazos de pagamentos e carências favoráveis, tudo de forma transparente, ética, segura e sustentável.