
O deputado Coronel Weliton (PTB) defendeu que seja revogada a Resolução 1.350 do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que recomenda a redução dos juros do crédito consignado de 2,14% para 1,7% ao mês aos aposentados e pensionistas do INSS. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (15).
Weliton argumentou que, apesar da “boa intenção” do governo federal, na prática a medida está prejudicando os idosos, uma vez que nem as instituições oficiais, no caso a Caixa e o Banco do Brasil, estão dispostas a continuar oferecendo o consignado diante da queda nos juros.
De acordo com Weliton, em consequência, resta apenas aos beneficiários do INSS buscarem linhas de crédito pessoal, que têm taxas variando de 4.5% a 5% ao mês. Ele fez um apelo à bancada federal capixaba em Brasília para que articule no Congresso um movimento no sentido de resolver o problema.
Entenda
O Banco do Brasil e a Caixa, a exemplo de várias instituições de crédito privadas, interromperam na quinta (16) a concessão de empréstimos a aposentados e pensionistas do INSS.