Academia, indústria e setor público se mobilizam contra o vírus

20-04-2020 – AFolhaonline

Da união entre academia, indústria e governo estão surgindo no Espírito Santo iniciativas extremamente necessárias no momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. São medidas que envolvem a aplicação de ciência, tecnologia, recursos materiais e expertise de instituições de ensino e setores público e privado em ações essenciais para conter o avanço da Covid-19 no Estado.

As medidas vão desde produção de itens essenciais para o sistema de saúde – como protetores faciais, manutenção e calibragem de equipamentos hospitalares – à aplicação de conhecimentos e recursos tecnológicos para ajudar no fluxo de pacientes em hospitais e estudos sobre o comportamento local do vírus.

Uma das iniciativas vem do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professores se mobilizaram para identificar formas de atuar em meio à crise de saúde. Foi então que desenharam um programa com seis linhas de ação voltadas ao fornecimento de suporte ao sistema público no enfrentamento à pandemia.

Fonte ales.