Agenda Propositiva da Findes foi entregue à Regional Centro-Oeste do ES

O ambiente de negócios dos nove municípios atendidos pela regional, foi lançado nesta terça-feira (10), em Colatina.

Melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo. Estes são os objetivos da Agenda Propositiva para a Melhoria do Ambiente de Negócios entregue pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) à Regional Centro-Oeste, nesta terça-feira (10/10), em Colatina.  

O documento foi elaborado pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) e vai auxiliar na melhoria do ambiente de negócios dos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.  

A agenda foi entregue pelo vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, aos prefeitos dos municípios de Pancas e Marilândia, Sidiclei Giles de Andrade e Augusto Astoria Ferreira, respectivamente, além de representantes das demais administrações municipais que compõem a regional. A cerimônia ocorreu no auditório do Sesi Senai de Colatina. Esta foi a sétima regional da Findes a receber o documento. 

Em sua fala, Baraona destacou que a Federação direciona um olhar atento para reconhecer o potencial que cada região do Estado possui para se desenvolver e, que a Agenda Propositiva pode colaborar para qualificar os municípios a receberem novas indústrias e, assim, ampliar o nível de negócios, receitas e empregos.   

“A Regional Centro-Oeste dispõe de áreas propícias para implantação de polos e grandes plantas industriais. Por isso, queremos contribuir para ampliar a base industrial da região, fortalecendo as suas principais cadeias produtivas, como é o caso da indústria do vestuário. E outra potencialidade está na indústria de alimentos.” 

Também participaram do evento, o presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida; o diretor Regional Centro-Oeste, Djokimar de Almeida Pereira; o coordenador do Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS), André Binda; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e de algumas regionais da Findes.    

Luiz Carlos Azevedo destacou que, para a produção da Agenda, são observadas as necessidades dos municípios que compõem a regional. Ao todo, 20 eixos estratégicos unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria do ambiente de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.   

Já o diretor da Regional Centro-Oeste, Djokimar de Almeida, reforçou o papel da agenda em construir um ambiente equilibrado entre municípios que compõem a regional, além de destacar um dos tópicos que o material vai ajudar a trabalhar a qualificação de mão de obra. 

“A falta de mão de obra qualificada ainda é o maior gargalo que o segmento industrial enfrenta no município de Colatina. E esse não é um desafio exclusivo de Colatina ou de outra cidade da Regional Centro-Oeste, é uma demanda que precisa ser enfrentada em todo o país. Por meio da Findes e do Senai, queremos contribuir para mudar essa realidade.” 

Raio-x da Regional Centro-Oeste:      

  • Total de 1.114 empresas, sendo Colatina o município dessa regional com o maior número de empresas (562);        
  • Essas empresas representam a geração de mais de 17 mil empregos formais;        
  • A atividade com maior número de empregos na regional é Confecção de Vestuário;       
  • No setor industrial, existem 789 empresas da Indústria de Transformação, 79 da indústria extrativa e 217 da construção civil;        
  • Salário médio na regional é de R$ 2.384,68.
  •   
  • Por Lorena Zanon