Ales debate futuro de parque em Santa Teresa

30-06-2022 – Afolhaonline.com

A Frente Parlamentar de Conservação da Biodiversidade Capixaba da Assembleia Legislativa vai até Santa Teresa debater com a população local o futuro do parque temático Augusto Ruschi. A audiência pública acontece nesta quinta-feira (30), no auditório do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), a partir das 18 horas.

Moradores e ambientalistas, por meio do Movimento Salve o Parque, questionam a doação de 100 mil metros quadrados ao Sesc para a construção de um hotel, em área destinada ao parque temático.

No último dia 12 de maio, a frente parlamentar realizou audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a questão.  “Esse é um tema bem delicado que precisa ser amplamente debatido. Vamos levar o debate até o município de Santa Teresa para possibilitar a participação mais efetiva da comunidade local”, destacou na ocasião o presidente da frente, deputado Gandini (Cidadania). 

Nessa reunião, ficou decidida a realização de audiência em Santa Teresa para discutir o assunto. Para a reunião desta quinta foram convidados vereadores de Santa Teresa, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon Dias, empresários da área de turismo e representantes do Sesc. 

Histórico

A área da antiga casa de campo do governador, em Santa Teresa, foi repassada pelo Estado ao município em regime de comodato. Em dezembro de 2010 o terreno foi doado ao Sesc, no final da gestão do então governador Paulo Hartung. 
A Prefeitura de Santa Teresa estava construindo no local o Parque Temático Augusto Ruschi – Parque Ecoturístico de Santa Teresa – e teve de interromper as obras naquele ano. 

Um movimento de moradores do município, tendo à frente o biólogo André Ruschi, falecido em 2016, entrou na Justiça para anular a doação do terreno ao Sesc. Em 2017, o juiz Alcemir dos Santos Pimentel manteve a doação e negou o pedido de responsabilização do ex-governador Hartung e do ex-prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro. A decisão é contestada pelo Movimento Salve o Parque.