Ales participa de lançamento de projeto da Amunes

. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Baixo Guandu.

Na manhã desta sexta-feira (16), ocorreu o lançamento do projeto “Amunes na Estrada – Articulação e Interiorização em Defesa dos Municípios”, que tem foco no desenvolvimento das gestões municipais e na qualificação dos servidores públicos. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Baixo Guandu.
O prefeito de Ibatiba e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo (sem partido), disse que o objetivo da entidade é ouvir as demandas das diferentes cidades capixabas e contribuir para encontrar soluções para os problemas. Também informou que, por meio de parcerias com instituições estaduais, pretende levar capacitação para os servidores municipais.

Cooperação técnica
Uma dessas parcerias será feita com a Assembleia Legislativa (Ales), por meio da Casa dos Municípios. Durante o evento ocorreu a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a Ales e a Amunes. A diretora da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, convidou os presentes a procurarem o órgão do Legislativo estadual para a realização de trabalhos conjuntos. “Estamos abertos a todos: prefeitos, vereadores e associações. Queremos fazer os benefícios chegarem na ponta”, comentou.
Para o presidente da Ales, Marcelo Santos (Podemos), essa parceria com a Amunes vai ser fundamental para expandir as atividades dos envolvidos. Ele ainda destacou que a reestruturação econômica e administrativa do Estado, iniciada há 20 anos na gestão do ex-governador Paulo Hartung e que teve continuidade com Renato Casagrande (PSB), ajudou também no desenvolvimento dos municípios capixabas.
“A situação do Estado era tão ruim que os servidores públicos chegaram a ficar mais de três meses sem receber salário, assim como os fornecedores. (…) Eu participei como deputado estadual dessa ‘virada de página’. (…) A capacidade de investimento do Estado não passava de R$ 50 milhões, hoje é de mais de R$ 10 bilhões. Organizamos nossas finanças”, salientou.

Capacitação
Segundo o diretor administrativo financeiro da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Tufi Faiçal Neto, a escola vai contribuir com o projeto da Amunes oferecendo cursos presenciais e à distância para os servidores. A finalidade é aperfeiçoar a gestão municipal para atingir o desenvolvimento regional sustentável.
O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, explicou que o instituto trabalha com base em conhecimento, inovação e tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população e pelo desenvolvimento dos municípios. Ele colocou as informações coletadas pelo Instituto Jones à disposição das prefeituras. 
Para o subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo Lucas, é fundamental que os 78 municípios capixabas elaborem seus Planos Diretores Municipais (PDMs). “As políticas urbanas são fundamentais para o desenvolvimento ser uma boa notícia. Os prefeitos têm um papel fundamental, mas tem de pensar em toda a região”, frisou.
Já o subsecretário de Estado da Casa Civil, Sandro Locutor (PP/ES), elogiou a iniciativa da Amunes de ir a todas as regiões capixabas e informou que o Executivo estadual vai estar presente com o suporte necessário. “Pretendemos contribuir com os municípios com transferência de conhecimento. (…) Vamos estimular uma política pública mais eficiente para o cidadão capixaba”, disse.
Também estiveram presentes o deputado estadual Dary Pagung (PSB/ES), que tem base na região; o deputado federal Da Vitória (PP/ES); os prefeitos de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso (SD/ES); de Pancas, Dr. Sidiclei (PDT/ES); e de Mantenópolis, Hermínio Hespanhol (MDB/ES); o gerente do Sebrae Eduardo Donatelli; além de vereadores, autoridades da região e servidores municipais.

Amunes na estrada
Esse primeiro encontro realizado em Baixo Guandu contemplou a Região Centro-Oeste (composta também pelos municípios de São Roque do Canaã, Colatina, Marilândia, Pancas, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg e Vila Valério). A ideia é cobrir as dez microrregiões administrativas do Espírito Santo; dessa  forma, ainda serão realizados eventos nas regiões do Caparaó, Nordeste, Noroeste, Central Sul, Rio Doce, Litoral Sul, Central Serrana, Sudoeste Serrana e Metropolitana.

Confira a programação (todos os encontros têm previsão de início às 8h30)

23/06 – Dores do Rio Preto – Região Caparaó (Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Alegre, Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Muniz Freire, Iúna, Irupi e Ibatiba);

30/06 – Jaguaré – Região Nordeste (São Mateus, Conceição da Barra, Boa Esperança, Pinheiros, Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo e Mucurici);

07/07 – Águia Branca – Região Noroeste (Mantenópolis, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Água Doce do Norte e Ecoporanga);

14/07 – Vargem Alta – Região Central Sul (Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Apiacá);

21/07 – Aracruz – Região Rio Doce (Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama);

28/07 – Rio Novo do Sul – Região Litoral Sul (Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Iconha, Anchieta e Alfredo Chaves);

04/08 – Itarana – Região Central Serrana (Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina); 

11/08 – Brejetuba – Região Sudoeste Serrana (Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Laranja da Terra); 

18/08 – Cariacica – Região Metropolitana (Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Serra e Fundão). Fonte  e foto ales