Alesinha é destaque na imprensa

05-08-2021 – Afolhaonline.com

Lançada em maio do ano passado, a Alesinha, assistente virtual da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), ganhou repercussão na imprensa, inclusive com projeção nacional. A inteligência artificial (I.A) realiza uma média de 230 atendimentos diários e foi referência em reportagens sobre uso da tecnologia no atendimento ao cidadão.

site da Forbes Brasil destaca em reportagem publicada nesta quarta-feira (4) a iniciativa pioneira da Ales no uso de chatbot (robô de atendimento) como ferramenta para interação e ajuda aos cidadãos que buscam os serviços da Casa legislativa.

Outra reportagem veiculada no dia 3 de agosto no site do G1 cita a Alesinha como destaque durante a pandemia, que levou muitos serviços públicos a funcionarem em formato remoto, tornando a assistente virtual uma ferramenta importante no atendimento ao cidadão e aos servidores do Legislativo. A matéria também ressalta a independência do sistema, já que o robô virtual é gerido por uma inteligência artificial.

O presidente da Ales, deputado Erick Musso (Republicanos/ES) entende que é preciso se adaptar aos novos tempos. “Entendemos que a tecnologia está muito avançada, estamos passando por um novo tempo e uma nova era. A I.A facilita e padroniza as informações para os capixabas. Ademais, todos os serviços da iniciativa privada já seguem o modelo desta tecnologia que implementamos em nossa Casa legislativa, claro que de forma adaptada à prestação de serviços de excelência para a população que precisa e depende do serviço público”, comenta.

O chefe do Legislativo estadual usa alguns exemplos do nosso dia a dia e traça um paralelo entre as realidades. “Pedimos comida através de um aplicativo baseado em I.A, solicitamos carro para nos locomover baseado em I.A, nossas contas bancárias seguem o mesmo modelo de I.A, usamos em nossas casas aplicativos que sabem de nossos interesses baseado em inteligência artificial. Seguindo nesta direção, não poderíamos deixar de oferecer os serviços cada vez mais inteligentes ao povo capixaba”, justifica Musso.

Novidades

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), setor responsável pela idealização e concepção da ferramenta, agora projeta expandi-la. “A ideia é que até o final do ano a Alesinha se torne um HUB (sistema de centralização de informações) disponível também no Whatsapp e Telegram para atender os públicos interno e externo. O público externo poderá agendar os serviços da Assembleia Cidadã, além de ter acesso a dados sobre transparência, licitações e informações gerais”, esclarece o diretor de Tecnologia da Informação da Ales, Dorimar Mandatto.

O gestor explica que o atendimento no Telegram já está funcionando, mas ainda com uma lista restrita de opções. A proposta é que a ferramenta realize uma busca completa, de forma imediata, e forneça informações sobre os mais diversos assuntos das bases de dados do Legislativo.

Transparência

A ferramenta também caminha na proposta da Casa de promover cada vez mais transparência nas atividades parlamentares. “Esperamos evoluir com nossa I.A em tempo real, tudo o que acontece em plenário, conversas traduzidas em textos simultaneamente, trechos de áudios sobre assuntos ou temas de interesse nos debates e votações entre os deputados. Sabemos que é um trabalho de formiguinha e tem que ser um dia após o outro para que nossa assistente virtual seja treinada a acompanhar todas as ações executadas por esta casa legislativa”, explica Dorimar.

Bem avaliada

Com uma nota média de 9,8 nas avaliações dos usuários, a Alesinha registra cerca de 4 mil atendimentos por mês, tendo recebido mais de 54 mil mensagens desde seu lançamento ao público externo, em 15 de março. Para os servidores da Casa, a assistente foi disponibilizada em maio de 2020, por meio da intranet. A ferramenta se apresenta de forma virtual por meio de uma I.A representada por uma jovem e se coloca à disposição dos internautas que navegam pelo portal da Casa para esclarecer dúvidas, realizar pesquisas e até mesmo para auxiliar no acompanhamento das atividades parlamentares.

Desburocratização

Na contramão da fama de que o serviço público é sempre prestado de forma morosa e burocrática, a Alesinha se propõe a oferecer um atendimento pessoal, imediato e eficiente. As interações da assistente virtual são baseadas em informações retiradas de dez bancos de dados relacionados às atividades do Poder Legislativo estadual, oferecendo praticidade e interatividade tanto ao público externo como ao público interno da Ales, tudo isso 24 horas por dia e sete dias por semana.

Público interno

Em relação ao público interno, a proposta é que os servidores possam usar a assistente virtual para solicitar serviços diversos, como solicitação de abono, auxílio saúde, entre outros. “Estamos treinando a Alesinha para solicitar serviços internos e diminuir o tempo de respostas para que nós, funcionários, tenhamos um desempenho mais fluido em nossas atividades”, ressalta Mandatto.

O diretor exemplifica que o funcionário também poderá usar a ferramenta para solicitar um veículo para executar uma tarefa externa ou agenda. “A Alesinha irá acessar o sistema de transporte, escolher o motorista com escala livre e agendar a tarefa. Com isso diminuímos custos e ganhamos tempo e transparência em todas as etapas dos serviços prestados aos capixabas”, conclui.

Fonte ales