Alunos de Colatina concorrem ao Prêmio do Ministério Público do Trabalho

Os sete alunos que agora vão se preparar para a etapa estadual.

Alunos de três escolas de Tempo Integral de Colatina, que se destacaram na etapa municipal do “Projeto Resgate a Infância”, do Ministério Público do Trabalho (MPT), foram recebidos na manhã desta quinta-feira pelo prefeito Guerino Balestrassi e pela secretária de Gabinete, Mara Oliveira. Também estavam presentes professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Os sete alunos que agora vão se preparar para a etapa estadual são: Luiz Antonio Pereira Rodrigues, Nicolly Silva dos Santos, Kayslan Dias Carvalho, Yasmin de Jesus Ferreira, João Pedro de Oliveira Costa, Rafael Dias e Alerrandro Henrique Andrelino Gomes. Os estudantes são de três escolas do município: Emeiefti João Manoel Meneghelli, Emefti Belmiro Teixeira Pimenta e Emeiefti Oséas Rangel de Amorim.

O prefeito destacou que Colatina é uma cidade muito humanizada e disse que tem trabalhado neste sentido, apontando os projetos que tem realizado. “O nosso papel é trabalhar para a formação holística da cidade, manter esse sentimento humano cada vez mais forte. E a educação é o caminho. Queremos tirar as crianças das ruas, criar oportunidades, por isso abraçamos estes projetos nas escolas. E daqui um tempo vocês poderão sentar na cadeira do prefeito, mas devem sempre lembrar que quem não tem perfil de se doar, de conhecer a sociedade, não senta nesta cadeira, não vai exercer o seu papel de verdade, não vai vencer os desafios. E o caminho é estudar muito, se preparar”.

Ele pediu a dedicação dos alunos, cada vez mais, nos projetos da escola. “Queremos que vocês cresçam, se desenvolvam, e não é preciso ser rico para isso. Vocês estão no campo da leitura, do conhecimento, dos livros, no caminho certo, importante para a caminhada de vocês, então procurem ler muito, quem sabe um livro por mês, porque assim vocês alcançarão o sucesso, realizar seus sonhos. Porém, nunca se esqueçam que neste caminho estão os professores de vocês, que orientam, incentivam, que merecem tudo de vocês pelo sucesso que tiverem na vida”.

A diretora da Escola João Manoel Meneghelli, que funciona no bairro Ayrton Senna, Michelle Vidigal, disse que são projetos como este que “os alunos se sentem notados, reconhecidos, como cidadãos. Quando estes tipos de projetos acontecem na escola, e que até conta com a presença do prefeito como estamos vendo aqui hoje, a gente percebe que os alunos e a comunidade acolhem e recebem como uma oportunidade. A gente vê que as crianças ficam felizes e as famílias abraçam. Quando a escola assegura o trabalho com o aluno, de orientá-lo, mostrar seu interesse pelos caminhos e a vida dele, ele sente que pertence à escola também e fortalece este vínculo”, disse.

Resgate a Infância
O projeto “Resgate a Infância” é desenvolvido a partir dos eixos “políticas públicas”, “educação” e “profissionalização”, e propõe ampla discussão em todo o país para despertar na sociedade civil e nas instituições governamentais a importância de medidas que garantam a crianças e adolescentes proteção e educação necessárias para afastá-los do trabalho infantil. Também prevê o incentivo à formação profissional e inserção de adolescentes no mercado de trabalho, ao orientar e fiscalizar empresas para a contratação de jovens aprendizes. Atividades lúdicas, palestras, acordos de cooperação e outras ações fazem parte. Fonte e foto PMC