Aprovado o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (30) o Projeto de Lei 988/2015 que estabelece o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O texto prevê um piso de R$ 4.650,00. O deputado Paulo Foletto (PSB/ES) membro titular da comissão se posicionou favorável ao texto.

Para o parlamentar, os fisioterapeutas, assim como, os terapeutas ocupacionais exercem um papel fundamental no tratamento de várias sequelas. “Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fazem parte de um arcabouço de ferramentas que nós temos para recuperar o paciente”, pontuou.

Ministério da Saúde

Além da aprovação desse importante projeto que estabelece piso salarial de profissionais da saúde, o deputado Foletto esteve no Ministério da Saúde juntamente com demais parlamentares da bancada capixaba. O objetivo da agenda foi tratar de investimentos da pasta na saúde pública capixaba.

Além disso, Foletto levou à ministra a necessidade de atualização do acelerador linear que será instalado no Hospital e Maternidade São José, em Colatina, para tratamento do câncer. O equipamento sequer foi instalada mas necessita de atualização na avaliação do parlamentar. Isso porque um equipamento mais atual teria condições de tratar a doença com mais eficiência.

Campanha de Multivacinação

Além da destinação de recursos para a saúde pública do Espírito Santo, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, adiantou ao deputado Foletto a programação da próxima campanha de multivacinação que terá seu início no Espírito Santo.

A ministra pediu ao deputado Foletto, na ocasião, que, se possível, organizasse na Câmara dos Deputados, um ato simbólico em apoio à campanha de multivacinação.

“Precisamos recuperar no brasileiro um sentimento de importância à vacinação. Vacina da gripe, da poliomielite, febre amarela, tantas outras, que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) nos fornece”, enfatizou.

De acordo com o Ministério da Saúde são 18 vacinas gratuitas à disposição da sociedade. Vamos vacinar, vacina sempre!

INSS

Semana produtiva em Brasília. O parlamentar participou ainda de uma reunião da Comissão de Administração e Serviço Público da qual o deputado Foletto também é membro titular. Na ocasião, Foletto pediu providências ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que participou como convidado, em relação às longas filas para concessão de benefícios.

Para o parlamentar, o Instituto precisa agilizar a avaliação da concessão de benefícios à população. Para ele, quanto maior a demora, maior a frustração econômica na sociedade. Além disso, cobrou a reabertura de agências que foram fechadas nos últimos anos.

Desastres de Mariana e Brumadinho

Outra agenda importante na pauta foi a participação na audiência publica convocada pelo deputado Victor Linhalis sobre os desastres ambientais ocorridos em Brumadinho e Mariana. Crimes cometidos pela Vale do Rio Doce que ainda sufocam os atingidos sem solução.

Em seu discurso durante a sessão, Foletto comentou que a Vale em uma manobra de marketing criou a Renova responsável por indenizar os atingidos e também por tirar o foco do nome da Vale do Rio Doce dos noticiários negativos à empresa.

Foletto explicou que já acompanhou diversas reuniões, mas sem solução concreta para os atingidos. “Precisamos mudar esse cenário e responsabilizar a empresa. Coloco-me à disposição da Defensoria Pública dos municípios atingidos e de todos!”, enfatizou. Fonte e foto assessoria do deputado.