Artistas e produtores de Colatina recebem recursos da Lei Paulo Gustavo

A lei federal tem o intuito de promover ações culturais e incentivar a cultura e homenageia o ator.

Mais recursos para a Cultura de Colatina. Em cerimônia realizada na Biblioteca Municipal, o prefeito Guerino Balestrassi assinou o repasse de R$ 1 milhão da Lei Paulo Gustavo para os artistas e produtores culturais do município que participaram dos editais de 2023. Todos os projetos devem apresentar contrapartida social e destinar parte dos recursos para garantir meios de acessibilidade.

A lei federal tem o intuito de promover ações culturais e incentivar a cultura e homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, falecido em maio de 2021. Puderam participar projetos na área do audiovisual, dança, música, teatro, artes plásticas e visuais, arte digital, cultura hip-hop, expressões artísticas culturais afro-brasileiras, capoeira, carnaval, artesanato, leitura, patrimônio cultural, circo, e qualquer outra manifestação prevista na Lei.

Este recorde de investimentos no setor cultural reforça a classificação de Colatina no ranking do IBGE como uma das cidades capixabas que mais investe em Cultura no Espírito Santo. A Pesquisa de Informações Básicas Municipais mostrou que a Princesa do Norte é um dos 11 municípios do Estado que investiu 90% ou mais de verba no orçamento para as atividades culturais.

“Entre os compromissos da nossa gestão estavam o resgate dos festivais de música e dos eventos tradicionais da cidade, como o Fenaviola e a Expocol, a retomada das aulas gratuitas na Casa da Cultura e nos bairros, a abertura de novos espaços para os artistas locais e as rotas culturais pelo interior do município. Na Lei Paulo Gustavo, pessoas de todas as idades inscreveram seus projetos. Isso é muito estimulante. Investir na Cultura é resgatar nossa história, valorizar nosso povo, nossas tradições e também é ferramenta de geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito de Colatina.