Baixo Guandu bate recorde no uso dos recursos do FNDE na compra de alimentos direto da agriculta familiar

Prefeito de Baixo Guandu-ES

A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, na gestão do prefeito Lastênio Cardoso (SD/ES) no ano de 2022 bateu mais um recorde, gastou R$ 181.339,83 que totaliza 42% dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) na compra de alimentos direto da agriculta familiar.

A compra de alimentos direto do agricultor tem sido uma prioridade da atual administração, isso já tem reflexo nas escolas, que tem em seu cardápio grande variedade de alimentos de qualidade produzidos no próprio município.

Outro fator considerado pela administração e o incentivo aos produtores rurais, que passam a ser  fornecedores para o próprio município, gerando emprego e renda.

COVID: vacinação bivalente é ampliada em Colatina

A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a vacinação Bivalente.

A partir desta quarta-feira, dia 26, todas as pessoas acima de 18 anos poderão receber a dose Bivalente contra a Covid 19. A aplicação será feita na Estação Central, das 8 às 15h30, de segunda a sexta-feira.

Seguindo a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde, poderão tomar a vacina Bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses. Também pode receber quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso. Em Colatina, acima dos 18 anos, o público alvo é de 90 mil pessoas.

Pais de alunos debatem segurança escolar

A segurança nas escolas do Espírito Santo continua pautando os trabalhos da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente. O colegiado se reuniu nesta terça-feira (25) com representantes do Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinepe-ES) e da Associação de Pais de Alunos do Estado do Espírito Santo (Assopaes) para debater as ações que vêm sendo adotadas por instituições de ensino da iniciativa privada para garantir mais segurança nas escolas.  

Passados cinco meses desde o ataque armado em duas escolas de Aracruz, no norte capixaba, e diante do crescente medo de que novas agressões aconteçam, as escolas particulares ainda não contam com uma estratégia para coibir ações violentas e esperam pelo plano de segurança anunciado pelo governo estadual específico para garantir a segurança dos alunos em escolas públicas e privadas do estado.

Etimula negócios abertos por mulheres

Fortalecer os empreendimentos liderados por mulheres e estimular a geração de trabalho e renda são objetivos de projeto de lei (PL) que tramita na Assembleia Legislativa (Ales). O PL 160/2023, proposto pelo deputado Tyago Hoffmann (PSB), estabelece as diretrizes para formulação da política estadual de apoio e estímulo ao empreendedorismo feminino pelo poder público. 

Entre os princípios de incentivo aos negócios criados e realizados por mulheres estão o apoio à capacitação; a cooperação entre os entes públicos e o setor empresarial; a facilitação de acesso a linhas de crédito; e o estímulo às micro e pequenas empresas, com alerta sobre riscos e obrigações administrativas e fomento à formação de lideranças femininas.

Padarias e confeitarias do Espírito Santo passam a ter benefício fiscal

s padarias e confeitarias de todo o Espírito Santo passam a ter benefício fiscal concedido pelo Governo do Estado, a partir desta terça-feira (25), com a publicação da Lei nº 11.813/2023, sancionada pelo governador Renato Casagrande. Fazendo a opção pelo benefício, será adotado o recolhimento efetivo de 3,69% sobre a receita bruta auferida no período, em substituição ao regime de apuração normal de ICMS. O incentivo não é cumulativo com outros créditos de impostos e benefícios.

Para o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, a medida vai ao encontro de dinamizar e fortalecer os setores da economia, que têm relevância para o desenvolvimento econômico e social do Estado.