
Recentemente o município teve toda documentação aprovada para renovação do Cadastro no Mapa do Turismo do Espírito Santo. A cidade de Baixo Guandu faz parte da Região Doce Pontões Capixabas, juntamente com os vizinhos Mantenópolis, Águia Branca, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Marilândia, Colatina e Pancas.

Para integrar o Mapa do Turismo, o município precisa comprovar a existência de órgão ou setor do município responsável pela pasta do turismo; existência de orçamento anual destinado ao fomento do turismo; ter Conselho Municipal de Turismo instituído por lei e ativo e ter, no mínimo, três prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR.
Baixo Guandu preencheu todos os requisitos e teve seu cadastro renovado. Trazendo mais profissionalismo ao setor, possibilitando receber cursos na área, ministrados pela Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e colocando Baixo Guandu na rota do turismo capixaba e brasileiro, e uma vez que estando no mapa, o município demonstra qualidade para receber turistas, gerando mais emprego e renda.
Espírito Santo se mantém dividido em 10 Regiões Turísticas (RT). São elas:
Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba;
Da Costa e da Imigração;
Do Caparaó – onde Ibatiba participa;
Do Verde e das Águas;
Doce Pontões Capixabas (onde Baixo Guandu está inserido);
Doce Terra Morena;
Dos Imigrantes;
Metropolitana;
Montanhas Capixabas;
Sul Capixaba dos Vales e Café.