Cidades do Espírito Sanro recebem alertas de chuva

A previsão é de mais chuva no Estado do Espírito Santo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, ontem sábado (27), dois novos alertas de chuva para cidades capixabas. Um dos avisos é de perigo, indicado na cor laranja. Ele é válido para 11 municípios para este domingo (28).

De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Ontem sábado, dia 27, o Rio Doce em Colatina atingiu, às 6h15, a cota de 467 cm, confirmando a tendência de estabilização e de diminuição do nível nas próximas horas. A mesma estabilização está ocorrendo em Governador Valadares e Tumiritinga (MG).

Baixo Guandu

Às fortes chuvas ocorridas na tarde e noite desta sexta-feira, 26 de janeiro  nos municípios de Afonso Cláudio e Laranja da Terra, o Rio Guandu acendeu alerta de inundação em Baixo Guandu

A Defesa Civil alerta para que os moradores ribeirinhos fiquem atentos para evitar prejuízos em caso de enchentes.

Chuvas de até 100mm em 67 cidades de Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de chuvas Intensas em 67 cidades mineiras. Até as 10h desta quinta-feira (26/1) está previsto um volume de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100mm/dia.

Noroeste
Já na região Noroeste, os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Colatina, Itaguaçu e Nova Venécia tiveram prejuízos. Em Colatina, vários bairros ficaram alagados. Um muro caiu sobre uma residência em Itaguaçu. Em Nova Venécia, um telhado desabou e duas árvores precisaram ser cortadas.

Cidades em Alerta em Minas Gerais

Aimorés

Resplendor

Conselheiro Pena

Governador Valadares e outras cidades

.

Previsão para a 2ª semana (30/01/2024 a 07/02/2024):

Região Norte: são previstos volumes maiores que 50 mm no centro-sul do Pará e do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Tocantins. Em Roraima, norte do Amazonas e do Pará, há previsão de pouca chuva.

Região Nordeste: na faixa norte, extremo sul e leste da região, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 50 mm, principalmente no Maranhão, Piauí e sul da Bahia. No interior da região, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, centro-sul de Goiás e sul do Mato Grosso do Sul que devem ultrapassar 80 mm. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 60 mm no centro-norte da Região. Com previsão de menores acumulados no centro-sul do Rio Grande do Sul. Foto pmc