Cinesolarzinho chega a Baixo Guandu com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar

A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega ao estado do Espírito Santo, na cidade de Baixo Guandu, com atividades culturais gratuitas para a população. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas infantojuvenis que abordam temáticas de recortes ambiental e de colaboração, diversidade e brincar neste domingo (30/04), a partir das 18h30, na Praça São Pedro. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O CineSolarzinho – versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“Ser parceiro do CineSolar é muito significativo para nós porque este é um projeto que trabalha a sustentabilidade de forma prática, no dia a dia, apontando soluções para melhorar a vida de todos, em uma abordagem que tem sinergia com a atuação do Instituto Cultural Vale. É uma alegria participar de mais esta edição”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e diretor de Mudanças Climáticas, Natureza e Iniciativas Culturais da Vale.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

“Para nós, difundir essa proposta em parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

A 3ª edição do CineSolarzinho é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Ciranda de Filmes e da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, por meio da Subsecretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO

Baixo Guandu/ES

Sessões de Cinema

Data: Domingo (30/04)

Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente

           19h30 – 2ª sessão: curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar

Entrada: gratuita – não precisa de ingresso

Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Praça São Pedro – Avenida Carlos Medeiros, 1-91 – Centro – Baixo Guandu/ES

Local em caso de chuva: Ginásio de Esportes Dr. Celso Borges – Rua Heraldo Nunes Ferreira, 260

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

Natureza e meio ambiente

‘Naiá e a Lua’ – Direção: Leandro Tadashi, Ficção/Livre, Brasil/2010, 13 min.