Colatina, Marilândia e mais 6 municípios em risco alto da covid-19

03-01-2021 – Afolhaonline.com

O Governo do Estado anunciou, na sexta-feira (1º), o 38º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (04) e o domingo (10). Dos 78 municípios capixabas, 16 estão classificados em Risco Baixo e 54 estão em Risco Moderado. Oito municípios (Alfredo Chaves, Colatina, Governador Lindemberg, Guarapari, Linhares, Marilândia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante) estão classificados como Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Prefeitura de Colatina define primeiras ações

Em reunião realizada no sábado, (dia 2), o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (PSC/ES), junto do vice-prefeito Rogério Resende (PDT/ES), e dos secretários da Saúde, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e com a Procuradoria Geral do município, adiantou algumas ações do plano emergencial que a nova gestão deve implantar já a partir desta segunda-feira, dia 4, como forma de enfrentamento ao Covid-19 na cidade.

Colatina entrou no Risco Alto da doença, de acordo com o mapa divulgado pelo Governo do Estado, e a intenção deste plano é que o município saia o mais rápido possível desta classificação e retome a normalidade de suas atividades. A reunião deste sábado foi feita de forma virtual, pela internet, respeitando os protocolos de segurança.
Além destas ações do quadro técnico, Balestrassi também irá se reunir com os representantes dos empresários, dos lojistas, varejistas, setor de bares e restaurantes, instituições de ensino, igrejas e lideranças comunitárias para ouvir da sociedade as ideias e sugestões que possam auxiliar no combate ao Covid-19, sempre com o objetivo primordial de preservar vidas e envolvendo os setores produtivos para encontrar caminhos que não atinjam fortemente a economia do município.