Colatina recebeu plano de ação do Programa Cidade Empreendedora

11-11-2021 – Afolhaonline.com

A Prefeitura de Colatina, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), assinaram, nesta terça-feira, dia 09, em solenidade no auditório do Sanear, o Termo de compromisso para adesão ao Programa Cidade Empreendedora em Colatina.

Durante a solenidade, o município também recebeu o diagnóstico, realizado este ano, que mapeia o cenário atual, as potencialidades e os desafios para que se desenvolva uma ambiência de negócios favorável ao empreendedorismo. A partir de agora será iniciada a fase de execução das ações personalizadas para o desenvolvimento do município, de acordo com o que está previsto no plano de ação entregue ao prefeito Guerino Balestrassi (PSC/ES0.

Estiveram presentes no evento o prefeito Guerino Balestrassi e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Colatina Liemar Pretti, o diretor técnico do Sebrae/ES Luiz Toniato, o gerente de microcrédito da Aderes Helton Braz Scarpe, o 1° vice-Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do ES (FCDL) Geraldo Magela e representando a câmara de vereadores de Colatina Marcelo Pretti, além de secretários municipais, demais vereadores e outras autoridades.

Cidade Empreendedora

O programa é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios das cidades, para fomentar o empreendedorismo.

Durante quatro anos, o Sebrae/ES oferece toda essa expertise para que os prefeitos possam fazer uma gestão empreendedora com ajuda, apoio e subsídio das ações. As cidades são acompanhadas por um consultor e têm acesso ainda a capacitações que auxiliam no cumprimento dos nove eixos do programa: Gestão Pública Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais, Poder Público como Indutor da Inovação, Inclusão Produtiva, Liderança e Território, Educação Empreendedora, Sala do Empreendedor e Projetos Especiais.