Comissão quer reforçar luta em prol de animais

Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais da Assembleia Legislativa (Ales).

Os trabalhos ordinários da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais da Assembleia Legislativa (Ales) foram abertos nesta terça-feira (30) com reunião híbrida que contou com mais de 100 pessoas. Participaram instituições em defesa da causa animal, deputados estaduais, autoridades e representantes de órgãos públicos do Estado, vereadores e chefes de Executivos municipais. 

A deputada Janete de Sá (PSB/ES), presidente do mais novo colegiado permanente da Casa, explicou como se deu a formação da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais e defendeu a causa: “Acredito que essa comissão (…) fortalecerá a luta de todos nós. Essa luta é de todos nós. Cerrem o punho aí, gente, essa luta é de todos nós. Por uma sociedade mais justa e menos negligente onde animais sejam tratados com respeito, dignidade e que a justiça seja garantida e os criminosos sejam punidos, sejam presos”, defendeu. 

Além de Janete de Sá, participou da reunião o vice-presidente do colegiado, Alexandre Xambinho (PSC), o membro efetivo Coronel Weliton (PTB), o membro suplente Allan Ferreira (Podemos), além de Sergio Meneguelli (Republicanos), deputado convidado para compor a mesa de trabalho.

Participação

Entre os convidados, a titular da Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), procuradora de Justiça Edwiges Dias; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES), Virgínia Teixeira do Carmo Emerich; a advogada Jamile Saade, tutora do cão terapêutico chihuahua Frederico Alfredo; e a assistente social Clara de Souza, tutora do cão spitz terapêutico Logan Wolverine e criadora do Projeto Cão Terapeuta. 

Atribuições do colegiado

A finalidade da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais é promover estudos e reuniões na área de controle e bem-estar de animais; instituir políticas públicas, programas e planos de controle e bem-estar de animais; promover a interlocução das demandas da sociedade em relação à integridade, ao bem-estar e aos direitos dos animais; acompanhar e fiscalizar o cumprimento da aplicação dos recursos orçamentários, relacionados ao seu campo temático, dentre outras. Fonte e foto ales