CONHEÇA: Festival de Cultura em Nova Venécia

As aulas ocorrem aos sábados pela manhã, sendo uma opção de cultura e lazer no Bairro.

O Projeto “Educação Patrimonial na Varanda da Bia – A Imaterialidade da roda de capoeira” acontece em Nova Venécia, no Bairro Padre Gianni sob a Coordenação Geral do Josemar Ribeiro, o Formando Kojak do Grupo ACAPOEIRA e Produção Cultural de Christine Avelar.

Kojak atende crianças e adolescentes na famosa Varanda da Bia, ofertando oficinas de Capoeira através de uma metodologia voltada para Educação Patrimonial. As aulas ocorrem aos sábados pela manhã, sendo uma opção de cultura e lazer no Bairro. 

O bairro Padre Gianni no Município de Nova Venécia possui pouco mais de 20 anos de inauguração, tendo sua origem a partir da transferência de um aterro sanitário, sendo assim, ainda é um bairro com poucos recursos e necessita de ações culturais como esta proposta para elevar a percepção, o conhecimento e a educação cultural aos moradores, principalmente aos mais jovens. Sendo assim a Varanda da Bia, uma referência na comunidade sob a ótica da assistência social, convivência, educação informal e recentemente com a contribuição do Formando Kojak também referência em promoção cultural.

Programação do Festival na Varanda da Bia:

Nos dias 15, 16 e 17 no município de Nova Venécia aconteceu uma  parte do Projeto Educação Patrimonial na Varanda da Bia. Uma programação repleta de atividades culturais, com foco na Capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Evento coordenado pelo Josemar Jerônimo (Formando Kojak) que atua na região do bairro Padre Gianni na casa de Beatriz Machado (a Bia). Neste espaço, de referência para toda comunidade atendem dezenas de crianças e adolescentes auxiliando em suas formações enquanto cidadãos de bem.

De acordo com a produtora cultural do evento, Christine Avelar: “o evento superou todas as expectativas, contando com várias presenças ilustres como do maior escritor Capixaba, indicado ao Óscar da Literatura, Maciel de Aguiar; o game designer Leonardo Zamprogno, criador do “Capoeira, o Jogo”; Do Mestre de Capoeira do Rio Grande do Sul Gororoba (Ary Rodrigues), Diretor do IFES de Nova Venécia  Anderson Rozeno, Secretário de Cultura de Nova Venécia João Junior. Além dos mestres previstos na Programação como o renomado Mestre Capixaba, mestre mais antigo em atividade do estado do Espírito Santo, entre outros”.

O evento mobilizou centenas de pessoas que se beneficiaram com as atividades culturais e vivências com os mestres da cultura popular que ocorreram em vários lugares do município.

Na sexta feira Mestre Capixaba, grande nome da capoeira mundial, ministrou um curso de para os alunos do projeto e demais capoeiristas convidados.

No sábado a atividade pela manhã foi no Parque da Gameleira, onde os beneficiários do projeto tiveram a oportunidade de ter uma palestra com o Grande escritor capixaba Maciel de Aguiar, autor indicado ao Oscar da Literatura, que entre suas obras que já contabilizam mais de 140 exemplares, dedicou a pesquisar e escrever sobre os heróis e heroínas negros e negras do Espírito Santo.

A tarde se concentraram na Vila Olímpica, onde tiveram a oportunidade de realizar oficinas de musicalidade, de congo, de samba, e realizaram uma grande roda de capoeira.

No domingo foi o momento das apresentações culturais do maculelê e da Puxada de Rede. Além disto os alunos e alunas puderam receber suas novas graduações na capoeira.

Além do Mestre Capixaba estiveram presentes: Mestre Jeffinho – Cariacica, Mestre Clebão – Montanha, Mestre Gororoba do Rio Grande do Sul, Mestre Amâncio de Vitória, Mestra Baixinha – Cariacica; Mestre Cota – Guarapari e o Mestre Luciano de Texeira de Freitas – BA.

Para Kojak Coordenador do Projeto: “foi de suma importância a aprovação do projeto “Educação Patrimonial na Varanda da Bia: A imaterialidade da capoeira” no edital de incentivo à cultura promovido pela SECULT, pois dá a chance de mostrar, valorizar e reconhecer o trabalho que é desenvolvido, não apenas para o bairro Padre Gianni, mas para o Município inteiro de Nova Venécia e quem sabe até no Estado do Espírito Santo”.

Nome do Projeto: “Educação Patrimonial na Varanda da Bia – A Imaterialidade da roda de capoeira”

Responsável e Coordenador Geral: Formando Kojak

Produção Cultural: Christine Avelar  – Christine.abfaria@gmail.com ; 027 99742-7192

Apoio: FUNCULTURA; SECULT/ES; GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Parceria: Varanda da Bia; grupo ACAPOEIRA; IFES Nova Venécia. Fonte e foto Christine Avelar