Coronavírus faz Uefa adiar jogos da Liga dos Campeões

A Uefa, entidade que comanda o futebol europeu, anunciou ontem (sexta 13/03) que foram adiados todos os jogos de competições de clubes, como Liga dos Campeões e Liga Europa, programados para a próxima semana por conta do avanço do coronavírus no Velho Continente.

Segundo a organização, a decisão foi tomada “à luz dos desenvolvimentos devidos à propagação do Covid-19 na Europa e das decisões relacionadas tomadas por diferentes governos”.

Estão incluídas nesta decisão as partidas de volta “da Liga dos Campeões da Uefa, marcadas nos dias 17 e 18 de março de 2020, todos os jogos de volta das oitavas de final da Liga Europa da Uefa, agendados para 19 de março de 2020, todas as partidas das quartas de final da UEFA Youth League, agendadas para 17 e 18 de março de 2020”.

Agora as atenções se concentram na reunião que a Uefa realiza por videoconferência na próxima terça (17) “para discutir a resposta do futebol europeu ao surto”. Um dos principais assuntos deve ser a manutenção ou não da próxima edição da Eurocopa, programada para começar no dia 12 de junho, e que terá 12 sedes.

Nota

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir de ontem (sexta-feira 13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público.

A CBF já comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades.

Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos.

A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade.