Deputado Renzo desenvolve propostas de incentivo ao entretenimento

01-09-2020 – Afolhaonline.com

O deputado estadual Renzo Vasconcelos (PP/ES),  fez três indicações ao Governo do Estado para a criação de estratégias de incentivo ao entretenimento capixaba. Por conta dos protocolos de saúde criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação da Covid-19, a prestação de vários serviços de entretenimento foi paralisada por tempo indeterminado no Espírito Santo. Informações divulgadas por uma pesquisa da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) revelam que mais da metade da programação de shows e outros eventos elaborada para 2020 foi cancelada.

 A associação estima perda de cerca de R$ 90 bilhões. No Brasil, os setores culturais e criativos empregam 837,2 mil profissionais e arrecadam R$ 171,5 bilhões por ano, o que equivale a 2,61% de toda a riqueza do país. No Espírito Santo, alguns empresários do ramo tiveram que diminuir os quadros de funcionários e outros até fecharam estabelecimentos devido às restrições de funcionamento. Muitos artistas que dependiam dos empreendimentos para gerar renda também estão impedidos de trabalhar.

 Para amenizar esses impactos, o deputado fez a indicação 1526/2020, sugerindo a criação de medidas para a classe de equipe de apoio técnico cultural, sonorização, imagem e iluminação. Nas indicações 1527/2020 e 1528/2020, solicitou suporte para DJ´S, músicos, compositores, grupos musicais, roteiristas, escritores e poetas.

De acordo com Renzo Vasconcellos, a criação de estratégias de enfrentamento à crise gerada pelo novo Coronavírus é fundamental para diminuir o impacto da pandemia na vida dos profissionais que atuam em setores culturais e criativos do Estado. “As medidas, além de necessárias, são autorizadas pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, sancionada pelo Governo Federal, que permite o repasse de valores em casos emergenciais”, frisou.

O deputado disse ainda que a pandemia tem feito as pessoas vivenciarem realidades nunca antes imaginadas. “Preciso sugerir ações e estar ao lado do setor de entretenimento nesse momento. Todas as vidas importam. Não podemos esquecer ninguém”, destacou. Para mais informações sobre as ações propostas pelo deputado.

Fonte Elisa Paranhos e foto divulgação