ES é o 4º Estado com maior percentual de imunizados com a primeira dose contra COVID-19

16-04-2021 – Afolhaonline.com

O Governo Federal segue atuando sem medir esforços para imunizar a população e vencer a pandemia. Desde o início da campanha de imunização, cerca de 25 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose das vacinas da AstraZeneca ou CoronaVac. Somada às segundas doses, já foram aplicadas 34.018.665 vacinas em todo o país.

Neste cenário, o Espírito Santo tem se tornado uma referência, ocupando o 4º lugar entre os estados que possuem maior percentual da população vacinada com a primeira dose. Segundo dados do Consórcio de Imprensa atualizados nesta sexta-feira (16), 13,56% da população capixaba já recebeu a primeira etapa da imunização, com mais de 617 mil doses distribuídas para a primeira dose até o momento.

Evair de Melo, deputado federal, vice-líder do governo na Câmara e coordenador do Comitê de Crise contra à COVID-19 no Congresso, tem acompanhado de perto a campanha de imunização e a chegada de novos lotes ao Espírito Santo.

O parlamentar tem cobrado celeridade na vacinação, solicitando a realização de mutirões durante os finais de semana. “Precisamos que a população seja vacinada o mais rápido possível, para que possamos vencer a COVID-19. Tenho cobrado que a distribuição dos novos lotes ocorra logo após a chegada das doses no aeroporto, garantindo que a aplicação comece de forma acelerada. Sigo fazendo o meu apelo para que as prefeituras realizem mutirões aos finais de semana para ampliar a porcentagem de capixabas imunizados”, afirma.

O apelo do parlamentar tem gerado importantes resultados. Evair de Melo esteve presente na realização de mutirões de vacinação no interior do estado, nos municípios de Castelo, Conceição de Castelo e Venda Nova do Imigrante. Com organização, planejamento e celeridade na campanha, novos grupos prioritários estão sendo vacinados e a imunização no estado avança. Até o momento, os grupos formados por portadores de deficiência, indígenas, idosos de instituições de longa permanência e idosos acima de 90 anos já foram 100% imunizados com as duas doses.