Espírito Santo e Minas Gerais lançam plano estratégico de desenvolvimento econômico

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), participou ontem segunda-feira (17), em Minas Gerais, da cerimônia de lançamento do “Plano Estratégico Minas Gerais e Espírito Santo”. O plano visa garantir investimentos no corredor logístico-estratégico intermodal que une Espírito Santo e Minas Gerais, no valor de R$ 56,5 bilhões. O lançamento ocorreu pela manhã, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte. 

O plano objetiva selecionar projetos ou processos que tenham grande relevância comum aos dois estados e foi apresentado a empresários mineiros e capixabas, além de políticos. Se toda a carteira de projetos prioritários for cumprida, cerca de 50 mil empregos poderão ser gerados nos dois estados.

Entre as medidas principais, estão a duplicação e a concessão das BRs 381 e 262, a privatização da Codesa, a renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas e a implantação das ferrovias EF118 (Vitória/Rio) e 354 (Rio/Minas). Além de obras de infraestrutura, a parceria prevê ainda a redução de burocracia entre os dois estados e atuação conjunta junto ao governo federal e Congresso Nacional na votação de projetos importantes para os dois estados. Estão previstas ainda ações integradas na Bacia do Rio Doce.

“É preciso união de todas as esferas públicas dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais para trazer mais destaque no desenvolvimento econômico e garantir mais emprego para os dois estados”, destacou o presidente da Assembleia.

Plano

O “Plano Estratégico Minas Gerais e Espírito Santo” prevê a promoção conjunta do desenvolvimento econômico e industrial dos dois estados com foco em “infraestrutura e logística, negócios de óleo e gás, desenvolvimento do Vale do Rio Doce e segurança jurídica em processos interestaduais”.

A ideia das Federações das Indústrias dos dois estados é alinhar as propostas dos governos estaduais e bancadas federais para viabilizar apoio à implantação dos projetos selecionados, especialmente junto ao governo federal e Congresso Nacional.

Com a melhoria das infraestruturas dos estados, a previsão é ampliar as oportunidades para empresas capixabas e mineiras em projetos, obras e serviços. Criar empregos, absorver novas tecnologias com capacitação de pessoas e aumentar a competitividade das empresas também estão entre os objetivos a serem alcançados.

A cerimônia contou com as presenças dos governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de Minas Gerais, Romeu Zema, além dos presidentes das Federações das Indústrias do Espírito Santo, Leonardo de Castro e de Minas Gerais, Flávio Roscoe Nogueira.

Fonte ales do es.