Estudantes de Colatina conquistam cinco medalhas na Olimpíada de Matemática

Estudantes da rede municipal de ensino de Colatina conquistaram medalhas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep, sendo uma de prata e quatro de bronze. A cerimônia de premiação, com entrega de medalha e certificado, aconteceu nesta segunda-feira (06), na EMEIEF Ernesto Corradi, no distrito de Boapaba, local onde a medalhista de prata, Mariani da Silva André, estuda.

Bastante alegre com o resultado, a estudante Mariani comentou que o estudo de matemática é uma dedicação constante para ela e que tem planos certos: “é muito emocionante quando a gente vê o resultado, o esforço do ano todo, dá nem para acreditar. Agora quero a de ouro, já estou estudando para isso”, afirmou.

A professora de Mariani, do 8º ano do ensino fundamental, ressaltou a gratificação de ter uma aluna medalhista, que é motivo de comemoração para a escola: “Mariani é uma menina muito esforçada, merece muito essa medalha, desenvolve todas as atividades propostas”, destacou a professora de Matemática, Eliana Redighieri Augustini.

Matemática sem complicação

Ao todo, cinco escolas municipais de Colatina, incluindo uma escola comunitária rural, tiveram estudantes medalhistas. O secretário de Educação, Cidimar Andreatta, destacou o aumento do interesse dos estudantes com uma disciplina considerada difícil, que é a matemática. “A Olimpíada de matemática para escolas públicas tem o importante papel de estimular uma competição saudável entre os alunos e despertar o interesse das nossas crianças e adolescentes para uma matemática que é totalmente aplicável ao dia a dia. Com o trabalho de excelência dos nosso professores, também conseguimos engajar os estudantes em atividades lúdicas em uma disciplina como a matemática”, declara o secretário.

Conheça os premiados:

Nome                                                               Escola                                                           Medalha

MARIANI DA SILVA ANDRE     EMEIEF ERNESTO CORRADI                                  Prata

EDGAR ALVES ARRIGONI         EMEF ADWALTER RIBEIRO SOARES                 Bronze

FILIPE RIBEIRO                            EMEIEF PROFª LUIZA CREMA                                               Bronze

GABRIEL M.  ANDRADE    EMEF PROFª MATILDE GUERRA COMERIO             Bronze

HANNA LOOSE KUIPPER          EMCOR FAZENDA PINOTTI                                   Bronze

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2005, tem entre os objetivos estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.