Feira Orgânica de Colatina as quarta-feira na Praça do Sol Poente

Produtores rurais do município começaram a vender seus produtos de forma coletiva.

A Feira Orgânica e Agroecológica de Colatina, que acontece toda quarta-feira na Praça do Sol Poente, está com novidades! Produtores rurais do nosso município começaram a vender seus produtos de forma coletiva oferecendo o que estão produzindo e garantindo saúde aos consumidores, comercializando hortaliças e frutas a preços acessíveis. Eles agora possuem uma banca exclusiva com produtos da nossa cidade.

Todos os participantes da feira são certificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No total, 13 produtores, de sete propriedades, são certificados no município, e inclusive já fazem parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) do Mapa. Eles são visitados semanalmente pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural (Semdir).

Segundo a Secretaria, mais quatro propriedades estão sendo acompanhadas e estão iniciando o processo de transição (interrompendo o uso de agrotóxicos e fazendo o tratamento do solo) para entrarem com o pedido de certificação, o que provavelmente deve acontecer até no próximo ano. A certificação também contempla as mulheres agricultoras, que desde o ano passado passaram a ser registradas como integrantes da Organização de Controle Social (OCS), e reconhecidas pelo importante papel que elas exercem nas propriedades rurais.

O trabalho feito pela Secretaria junto ao grupo tem mostrado cada vez mais entrosamento e interesse em atuar na área, alinhado com o objetivo de aumentar a produção. Todos estão bem animados com as possibilidades que estão por vir. É a agricultura familiar, o trabalho em família gerando emprego e renda e gerando ainda vida saudável não só para a população, mas para eles próprios também. Reuniões ocorrem em cada propriedade para não só discutir assuntos pertinentes, como também envolver ações práticas que possibilitam aprendizado e troca de experiências.

Neste ano, em Cascatinha do Pancas, na propriedade de Ercílio Braum, além de discutirem o interesse pela comercialização de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e um projeto em parceria o Incaper, também teve ação sobre no projeto de multiplicação das abelhas sem ferrão e o manejo no Sistema Agroflorestal (SAF) na fruticultura.

Na propriedade de Wellington Schmild, em Monte Alverne, a prática foi o manejo do SAF também na fruticultura e a retirada de mudas de banana para o plantio em outra área. E na propriedade de Luciene e José Luiz Bessigo, em São Pedro Frio, o mutirão ocorreu com o cercamento da área para o SAF na produção de hortaliças.

ORGÂNICO E AGROECOLÓGICO

É considerado “orgânico” quando o sistema de produção faz o uso de insumos orgânicos, não utiliza agrotóxicos e nem adubos químicos, e tem que atuar com o manejo consciente do solo, sem degradar o solo e a água, garantindo um produto saudável.

O agroecológico significa que, além do orgânico, também tem que existir a conscientização ambiental, a cultura voltada para a preservação do meio ambiente, da terra, do solo, do bem-estar de todos os seres vivos, e a garantia da vida para as futuras gerações. Tem que haver a visão de preservação, de alinhamento com as três vertentes, a econômica, a social e a ambiental.

É social quando há soberania alimentar, é dar a possibilidade de escolha para cada pessoa o que colocar no seu prato, e também as questões políticas e a garantia de preço justo. Ambiental, é produzir com consciência, tratar e melhorar a fertilidade do solo, tratar o solo e a água como bens e não como recursos, e a biodiversidade. Econômica, é tirar o sustento do que produz e a rentabilidade.

SERVIÇO:

Feira Orgânica e Agroecológica de Colatina

Toda Quarta-feira, das 5 às 11 horas da manhã, na Praça do Sol Poente