Governador do ES participou de inauguração de usina solar em Linhares

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (10), da inauguração da usina fotovoltaica da Brametal, no município de Linhares. A planta gera 2.489 megawatt-hora (MWh) por ano, suficiente para abastecer mais de mil residências por mês. A expectativa é de que a usina reduza os custos da empresa em R$ 360 mil por ano.

A usina solar é composta por 3.780 módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de cerca de 40 mil metros quadrados, aproximadamente o tamanho de seis campos de futebol. Conta ainda com a tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação. A energia gerada na unidade evitará a emissão de 260 toneladas de CO², o que equivale ao plantio de 1.925 árvores.

Em sua fala, o governador destacou a importância de investimentos em energia limpa, sustentável e renovável. “É bom participar dessa inauguração, que vai na direção contrária ao desânimo que estamos vivendo. Ao mesmo tempo mostra que devemos ter crescimento com sustentabilidade. Quando a gente aproveita a energia solar, temos uma demonstração clara da geração de energia não agressiva. O desequilíbrio ambiental foi causado pelo crescimento sem controle do homem”, disse.

Casagrande destacou que a tecnologia das placas que acompanham a direção do sol pode ser exportada para outros estados e países. “Não existe caminho sem inovação para criarmos um mundo mais sustentável. Linhares tem sido um porto onde as empresas estão ancorando seus projetos. A cidade passou a ser uma locomotiva do desenvolvimento do Estado”, frisou o governador.