Governo anuncia mutirão de serviços oftalmológicos em Baixo Guandu

01-03-2021 – Afolhaonline.com

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve nesta sexta-feira (26), no município de Baixo Guandu, para realizar a entrega de mais um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar e anunciar o início de um mutirão de serviços oftalmológicos para adultos e crianças em municípios da região.

“Credenciamos a empresa para fazer esse trabalho de procedimentos Oftalmológicos em Baixo Guandu e atendendo a população das cidades vizinhas. Sabemos o quanto é difícil fazer procedimentos na área da saúde. Praticamente zeramos a fila de cataratas. Estão sendo contratados 5 milhões de reais e temos a possibilidade de realizar mais de 60 mil consultas. Estamos felizes com essas entregas hoje”, disse o governador.

Por meio do Programa Saúde Fácil, foi contratada uma empresa especializada em oferecer serviços de oftalmologia, com um investimento anual de R$ 6 milhões para realização de 12.346 diagnósticos e cirurgias oftalmológicas em adultos e crianças. Os procedimentos serão realizados no Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu, e vão contemplar os 32 municípios da região Central e Norte de Saúde.

São eles: Água Doce do Norte; Águia Branca; Alto Rio Novo; Aracruz; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Boa Esperança; Colatina; Conceição da Barra; Ecoporanga; Governador Lindemberg; Ibiraçu; Jaguaré; João Neiva; Linhares; Mantenópolis; Marilândia; Montanha; Mucurici; Nova Venécia; Pancas; Pedro Canário; Pinheiros; Ponto Belo; Rio Bananal; São Domingos do Norte; São Gabriel da Palha; São Mateus; São Roque do Canaã; Sooretama; Vila Valério e Vila Pavão.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que o credenciamento possibilita o acesso mais rápido da população aos serviços especializados oferecidos pelo Sistema único de Saúde, diminuindo a fila de espera pelos tratamentos.

“No ano passado, nós tivemos que interromper os procedimentos e consultas eletivas por conta da pandemia de Covid-19. Com o dado controle e administração da situação, conseguimos retomar, com um grande mutirão, o trabalho realizado em algumas regiões. Com a oferta desse serviço no hospital, nós já realizamos mais de 1.500 cirurgias de cataratas e zeramos essa fila. Acreditamos que ao longo de 2021 teremos fila zero de oftalmologia na região Central e Norte do Estado.”

Também estiveram presentes nas agendas o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Dary Pagung; além dos os prefeitos de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso; de Itarana, Vander Patrício; de Marilândia, Gutinho, Sebastião Demuner e vereadores da região.