Governo Bolsonaro zera impostos para importações de equipamentos de energia solar

28-07-2020 – Afolhaonline

Que a gestão do presidente Jair Bolsonaro vem gerando grandes conquistas não é novidade, e mais uma vez Bolsonaro emplaca um excelente passo em busca do desenvolvimento do país. Publicado no Diário Oficial da União junto a outras 539 isenções esta a suspensão de impostos na importação de equipamentos geradoras de energia solar. Os módulos solares e inversores serão zerados a partir do primeiro dia do mês de agosto.

A energia solar é uma rica fonte de investimento e desenvolvimento. Os produtos costumam ter uma tarifa de 12% a 14%, as instalações de geração solar têm crescido rapidamente no Brasil nos últimos anos. A medida deve ajudar a aumentar os negócios neste momento em que a desvalorização do real com o dólar vem aumentando custos de componentes para geração com a tecnologia, que depende de importações.

“Esse feito terá grande ganho para a gestão pública, pois a energia barata é ferramenta de desenvolvimento, renda e emprego. O nosso presidente Jair Bolsonaro vem acertando em todos os pontos em seu governo, e essa conquista só comprova a dedicação e comprometimento com todas as áreas em nosso país”, defendeu o parlamentar e vice-líder do governo na Câmara dos deputados Evair de Melo.

O vice-líder do governo na câmara dos deputados, presidente da Frencoop e vice-presidente na Frente Parlamentar da Agropecuária, Evair de Melo, vem defendendo a isenção das taxas desde o início de seu mandado. “É uma forma de compactar o investimento, uma vez que a plataforma está disponível para inúmeros usuários de maneira remota. Demonstra que o cooperativismo é uma grande porta para a sustentabilidade”. Defendeu.

O parlamentar já demonstrou sua insatisfação com a ANEEL, durante reunião na Comissão de Minas e Energias na Câmara em 2019.  “Repudio a decisão que a ANEEL teve em soltar consulta pública sobre taxação na produção de energia solar. Continuo repetindo que energia boa, é aquela que gera desenvolvimento, além de emprego e renda a todos”, explicou Evair.

Segundo e Presidente da Frencoop, e o vice-presidente da FPA, a plataforma cooperativa do Espírito Santo permite que os usuários tenham previsibilidade no custo da energia, que é limpa e renovável. O deputado também destacou que o sistema possibilita até 80% de redução na fatura e descontos de 8% a 12% na conta de luz.  O Brasil só tem a ganhar com a isenção das taxas, um investimento que beneficia tanto empresas quanto todos os cidadãos.