Governo do ES cria Escola Pública de Trânsito

30-03-2022 – Afolhaonline.com

Em uma ação robusta para promover a educação para o trânsito e dar transparência a dados estatísticos sobre o tema, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), assinou o decreto de criação da Escola Pública de Trânsito do Estado do Espírito Santo (EPT-ES) e lançou o Observatório de Trânsito. As ações aconteceram durante a abertura do 72º Encontro Nacional dos Detrans (END), na noite dessa terça-feira (29), em Vila Velha.

Com essas ações, o Detran|ES passa a divulgar em seu site dados estatísticos atualizados de acidentes de trânsito, da frota de veículos, das habilitações e das infrações no Estado. Com a Escola Pública de Trânsito, o Detran|ES vai capacitar professores e fortalecer o papel das escolas na formação para um trânsito seguro desde a infância, formar agentes de trânsito nos municípios, credenciar uma rede de palestrantes e artistas para a realização de ações educativas nas escolas, empresas e instituições, além de promover cursos como o de Mecânica básica para mulheres.

Em sua fala, na abertura do END, o governador Renato Casagrande destacou as ações que estão sendo implementadas pelo Detran|ES. “É uma alegria receber os Detrans dos outros estados. Temos diversos atos liderados pelo Detran|ES e, ao mesmo tempo, temos oportunidades de trocas de informações com os outros Detrans. Nos tornamos referência na pandemia com os serviços digitais e temos bons exemplos para ofertar. O órgão lida praticamente com todos os capixabas, pois oferece serviços procurados pela maior parte da população. O objetivo é sempre melhorar o que já está bom. Por isso, estamos anunciando melhorias para despachantes, Escola de Trânsito, cursos para mulheres, pós-graduação e outros projetos que fazem do nosso Detran/ES uma instituição completa”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Ainda na tarde de terça-feira, na Sede do Detran|ES, foi assinada adesão ao termo de compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que prevê ações voltadas para reduzir à metade o índice de mortes no trânsito dentro de um período de 10 anos.

No ato da assinatura, o secretário da Senatran reforçou que o Espírito Santo já atua de forma integrada e tem vários exemplos que podem ser levados para outros estados. “Quando a gente vê um grupo tão representativo na assinatura do Plano Nacional é muito importante. O tema é intersetorial e envolve vários aspectos como a infraestrutura das vias, a tecnologia das indústrias para promover a segurança veicular, a educação para o trânsito, o atendimento às vítimas e a fiscalização de trânsito com uma atuação presente e efetiva. Nosso desafio é levar as diretrizes nacionais para as particularidades estaduais. O Espírito Santo já tem uma estrutura amadurecida e é esse exemplo que queremos levar para todo o país, com a participação de todos os entes integrados, envolvendo os municípios e a sociedade civil organizada. Quando a gente tem integração o resultado é muito mais positivo e tem um alcance maior”, disse.

Escola Pública de Trânsito

Ainda durante o END, o Governo do Estado assinou o decreto da Escola Pública de Trânsito do Estado do Espírito Santo (EPT-ES), no âmbito da estrutura organizacional do Detran|ES, que será conhecida pelo codinome: Escola da Cidadania, e reúne grandes projetos de educação para o trânsito no Estado. O objetivo é promover a Política Nacional de Trânsito, bem como executar cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito, aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais da área, em conjunto com a Secretaria da Educação (Sedu) e as Secretarias Municiais de Educação.

Para isso, o Detran|ES assinou um protocolo de intenções com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) para a oferta de cursos de pós-graduação para professores de todo o Estado em parceria com o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES. Os cursos de pós-graduação em educação do trânsito terão padrão MEC e serão realizados em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), no formato Educação a Distância (EAD), com a capacidade de gerar cerca de 600 vagas por semestre.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, falou sobre a importância da parceria. “Esta é mais uma novidade da nossa universidade estadual, a UniversidadES. Atualmente, os jovens do nosso país não recebem noções de educação no trânsito, que são fundamentais para ampliarmos a segurança de todos e pouparmos vidas. Com este curso, damos um importante primeiro passo para disseminarmos a cultura da formação cidadã para o trânsito no nosso Estado, formando professores multiplicadores, para que estes possam transmitir para os alunos esses conhecimentos”, ressaltou.

O professor beneficiado deverá desenvolver o projeto de educação para o trânsito na escola. E escreverá um artigo cientifico sobre esse projeto que comporá a futura biblioteca on-line do trânsito da Escola Pública de Trânsito. O projeto inclui ainda a participação dos professores em seminários de educação, que serão realizados ao final de cada etapa, envolvendo a comunidade escolar e a sociedade.

A ação visa dar conhecimento daquilo que os professores estão produzindo em termos de educação para o trânsito, inovação e criatividade para formar a futura geração no trânsito. Também será concedido um prêmio estadual da educação de trânsito que será criado para premiar aqueles professores que desenvolverem os melhores projetos de intervenção na escola e estimular que o professor continue fazendo ações nas escolas e concorrendo para o reconhecimento e prêmios pela sua atuação.

“Com a Escola Pública de Trânsito, o Detran|ES olha para o futuro ao lançar uma estratégia de preparação e motivação dos professores para que a educação para o trânsito aconteça de fato nas escolas. O curso vai oferecer conteúdos sobre trânsito e recursos pedagógicos para que o professor esteja apto a ensinar o tema nas escolas. Em poucos anos nós teremos as escolas do Estado envolvidas no processo de educação para o trânsito de uma forma intensa e de qualidade. Além disso, a Escola reúne vários projetos que vão reforçar a educação na área do trânsito com atuação de palestrantes e artistas, cursos para agentes de trânsito e para a comunidade, como o de mecânica para mulheres”, frisou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Também foram assinados editais para o credenciamento de palestrantes com formação na área de trânsito e de artistas para a atuação em escolas, empresas, instituições em nome do Detran|ES com palestras educativas e também para levar a educação para o trânsito por meio de contação de história, poesia, dança, música, teatro, esquetes.

Para reforçar a fiscalização de trânsito no Estado, o Detran|ES firmou parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) para oferta dos cursos para formação e aperfeiçoamento de agentes de trânsito municipais.

Dentro da Escola Pública de Trânsito, o Detran|ES reedita o Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”, que oferece gratuitamente para as alunas noções básicas do veículo, com o objetivo de garantir ainda mais segurança e independência para as mulheres no manejo da mecânica básica dos veículos de duas e quatro rodas.

Prova práticas digitais

Com o objetivo de utilizar a tecnologia nas avaliações dos candidatos nas provas práticas de direção veicular, o Governo do Estado, por meio do Detran|ES autorizou a elaboração do Estudo Técnico Preliminar para preparação do Termo de Referência e Licitação de empresa especializada na oferta de estrutura móvel e infraestrutura tecnológica para realização de provas práticas.

O objetivo é estudar a contratação de veículos específicos para provas práticas com equipamentos que atuem como um examinador digital e verifiquem as faltas dos candidatos durante o percurso de prova a partir de sensores instalados no veículo como um auxílio ao examinador humano. A expectativa é impedir qualquer possibilidade de fraude e tornar todo o processo da prova eletrônico, sem a utilização de papel.

O resultado passará a ser imediato quando as avaliações do examinador humano e digital forem coincidentes. Quando houver divergência, o resultado será dado em questão de minutos após análise de imagens por uma banca e até depoimentos, se for necessário, o que dará mais agilidade e total segurança às provas práticas de veículos no Estado.

Transação de veículos

Outra novidade é a autorização para que despachantes documentalistas, por meio do Conselho Regional de Despachantes Documentalistas (CRDD), possam usar uma plataforma eletrônica capaz de identificar comprador e vendedor e processar assinatura digital avançada ou certificado digital para agilizar a transação de veículos. O procedimento vai agilizar a transação de veículos por despachantes