Governo do ES cria Sala de Situação e abre 120 leitos para internações por Covid-19

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na tarde de ontem sexta-feira (13), as novas ações previstas em diversas áreas do Governo do Estado diante do avanço do novo coronavírus (Covid-19) no País. Entre as ações anunciadas está a entrega de 120 leitos já existentes para o atendimento a pacientes acometidos pela doença. Também foi criada uma Sala de Situação e será publicado um decreto que estabelece a Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo.

Participaram da coletiva, a vice-governadora Jaqueline Moraes; os secretários de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; da Educação, Vitor de Angelo; de Governo, Tyago Hoffmann; de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas; o subsecretário da Justiça, Alessandro Ferreira de Souza; e o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula.

Antes do anúncio das medidas, o governador fez questão de tranquilizar a população e reforçou que novas ações poderão ser adotadas, caso haja necessidade. “Vamos avaliando dia após dias as medidas que nós tomaremos. O que nos cabe é ter muita serenidade, tranquilidade e ação. Ação essa, inclusive, que estamos tomando praticamente há dois meses, desde que o vírus surgiu e começou a circular na China. Nossa equipe da Secretaria da Saúde começou a se movimentar realizando um grande trabalho com os municípios do Estado na mobilização conjunta e notificação”, pontuou Casagrande.

Leitos

Os 120 leitos destinados a pacientes com a doença já existem nos hospitais e serão readequados para serem utilizados como isolamentos. No Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, 36 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) serão adaptados para atendimento a casos graves da doença. No hospital, outros 14 leitos serão utilizados para casos de isolamento e mais 15 leitos serão preparados para o semi-intensivo. No Hospital Dr. Jayme Santos Neves, mesmo município, serão disponibilizados 24 leitos para esses atendimentos. Já no Hospital Estadual de Vila Velha, entre 15 a 30 leitos serão preparados e servirão para isolamento de pacientes.

Com a adequação desses leitos, o Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, irá receber 40 leitos que serão para retaguarda dos hospitais de referência e serão utilizados em caso de necessidade. No interior do Estado, outros três hospitais estão preparados para atendimento a casos de coronavírus: Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina, e Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.

O secretário da Saúde destacou que a situação no País obriga que o Estado prepare a rede de saúde para receber casos de pacientes graves. Ele reforçou, no entanto, que em 85% dos casos os pacientes não evoluem para um quadro grave da doença, desenvolvendo apenas sintomas simples. “As pessoas precisam entender que nem toda febre com tosse é coronavírus. Temos que garantir que o sistema de saúde esteja preparado para quando começar a haver transmissão local. Estamos preparando a rede assistencial e ela será disponibilizada gradativamente, na medida em que os casos forem ocorrendo”, salientou Nésio Fernandes.

Em relação às cirurgias eletivas que estão agendadas, o secretário não descartou a possibilidade de adiamento. “As cirurgias eletivas, principalmente as que demandam leito de UTI no pós-operatório, são potencialmente possíveis de serem suspensas para poder estabelecer medidas de contingência durante algumas semanas ou meses, para poder garantir a vida das pessoas que possam ser afetadas pelo coronavírus e que vão ter seu leito de UTI garantido. Mas isso somente se for necessário”, disse.

Sala de Situação

Também durante a coletiva, o governador Casagrande anunciou a criação de uma Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, que será composta pelas Secretarias de Governo (SEG), da Saúde (SESA), da Educação (Sedu) e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Justiça (Sejus), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES).

Essa Sala de Situação tem por objetivo disponibilizar informações que possibilitem subsidiar a tomada de decisões e a gestão da situação do Covid-19.

O primeiro caso suspeito da doença foi registrado no Espírito Santo no dia 25 de fevereiro, mas após a realização de exames pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), o caso foi descartado.  Já o primeiro caso confirmado do Covid-19 no Estado foi registrado no último dia 05, por meio de exame realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).