Governo do ES firma parceria para restauração de respiradores

15-05-2020 – Afolhaonline

Equipamentos fundamentais para os pacientes hospitalizados com estado de saúde grave e de risco, os respiradores se tornaram um item com maior demanda pelo sistema de saúde de todo o mundo. No Espírito Santo, o Governo do Estado, além de adquirir novos aparelhos, firma parceria para a manutenção desses itens.

O convênio para manutenção dos aparelhos foi realizado, na manhã de hoje quinta-feira (14), a distância, com a participação, dentre outros, do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; da secretária de Ciência, Tecnologia,  Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel; do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello; da coordenadora do projeto na Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Fabrine Schwanz; e representantes da empresa Vale,  do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O ato garante a manutenção gratuita de respiradores pulmonares inoperantes do sistema de saúde estadual por profissionais da Vale, Ufes e Senai, além de voluntários da Arcellor. Para o secretário Nésio Fernandes, a ação integra um legado que o Governo deixará pós-pandemia.

“O Governo do Estado agiu de forma proativa e responsável dobrando a capacidade de atendimento em meio à pandemia. Como resultado, teremos um sistema de saúde mais robusto. Saúde não se restringe a leitos, escala de profissionais e medicamentos. Somos um complexo econômico-social. Precisamos repensar o modelo de desenvolvimento vigente, ter soberania tecnológica, valorizar a produção e o trabalho. Integrar ensino, serviços de saúde e a indústria é um caminho para superar o subdesenvolvimento e a dependência, principalmente em épocas de crise”, afirmou Nésio Fernandes.

O secretário agradeceu o comprometimento das instituições ao apoiar e disponibilizar profissionais e recursos para a manutenção dos equipamentos e fez um apelo a todos, lembrando que a principal medida de combate ao novo Coronavírus (Covid-19), no momento, é o distanciamento social.

Tecnologia e Inovação

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, destacou que o desafio de enfrentamento à pandemia exige decisões rápidas que tragam resultados à população, e que pode ser um legado para os procedimentos pós-pandemia.

“O sistema de saúde é um setor estratégico e a ciência e tecnologia agregam um diferencial quando integradas à essa política. Esse momento de convergência entre Governo, instituições de ensino e pesquisa e setor privado, em prol da sociedade, é resultado de um trabalho que fomentamos há anos e que foi amplamente incrementado através da Mobilização Capixaba pela Inovação em 2019. Nós queremos agradecer a disponibilidade desses parceiros que entendem a dimensão e se unem a nós para viabilizar o atendimento da população.”

A secretária ressaltou que a parceria já trouxe outros resultados importantes nesse período de pandemia, com a confecção das face shields, máscaras protetoras faciais utilizadas pelos profissionais que trabalham no enfrentamento da Covid-19.

Fonte governo do es.