Idosos do ES representam 65% dos que não retornaram para a segunda dose da Fiocruz

22-06-2021 – Afolhaonline.com

Dos 12.708 capixabas que tomaram a vacina Covishield (Fiocruz/Oxford) – também conhecida como AstraZeneca, e não retornaram para complementação do esquema vacinal, cerca de 65% são idosos acima dos 60 anos.

“Muita atenção a pessoa idosa. A primeira dose inicia o processo de geração da imunidade e a segunda consolida. Esse grupo precisa ser protegido e fica aqui o meu apelo a todos aqueles que têm vínculo, que seja responsável legal ou os idosos com autonomia, verifiquem o momento de tomar para que a d2 seja feita”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva on-line, nesta terça-feira (22).

O levantamento foi feito com base nos dados nominais da população vacinada no período desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, no dia 18 de janeiro deste ano até o dia 20 de março.

“São 8.238 idosos que ainda não retornaram ao serviço de saúde para ter a sua segunda dose aplicada. Fazemos esse chamado tão importante à população, procure o serviço de saúde da sua cidade, os municípios têm trabalhado com estratégias extramuros também para facilitar o acesso”, incentivou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

A coordenadora ressaltou que, apesar do cenário epidemiológico ser de estabilidade no número de óbitos, a população idosa apresenta a maior taxa de letalidade pela Covid-19, por isso, a importância de garantir 100% da cobertura vacinal deste público.

Ainda esta semana, o Estado fará o envio de mais de 150 mil doses Covishield, que chegaram no último domingo (20), para que os municípios iniciem a aplicação das segundas doses. A antecipação do envio, completando dez semanas de intervalo (70 dias), é uma orientação encaminhada nesta terça-feira (22) aos municípios capixabas, visando a garantir o acesso aos cidadãos dentro do prazo recomendado.