Lamas diz que Casagrande decidiu construir hospital de grande porte no Sul do Estado

12-04-2022 – Afolhaonline.com

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB/ES) fez um anúncio importante durante a viagem que fez a Guaçuí, região do Caparaó: “O Sul do Estado vai ganhar em breve um hospital de grande porte.”

“No Sul do Estado, existe uma carência de um equipamento público para atender toda a região. Sei que o governo do Estado já tem isso planejado. É uma decisão de governo já tomada, mas é importante que execute. Então, esse é o próximo passo na Saúde para o Sul: a construção de um grande hospital. Já conversei isso com o governador Renato Casagrande” (PSB//ES), antecipou Bruno, que reuniu aliados para anunciar a boa notícia e participou de um seminário da Comissão de Educação, da qual ele é o presidente, na última sexta-feira (8), na Câmara de Vereadores de Guaçuí.

De acordo com o parlamentar, que é da base aliada do governador na Assembleia Legislativa, “a Região Metropolitana está bem atendida pelo Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, e o Hospital Geral de Cariacica já é uma realidade e está em pleno vapor”. 

Segundo Bruno, mais recentemente, o governador publicou um edital para construção de um grande hospital para as regiões Norte e Noroeste, que é o novo Roberto Silvares. “Um hospital no Sul é importante e mais do que justo”, afirmou Bruno.

Indagado sobre o número de leitos que serão abertos no hospital e onde ele seria localizado, Bruno destacou que o equipamento precisará ter capacidade de acolhimento e estar apto a procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidades.

“A definição do local não está clara, mas Cachoeiro de Itapemirim é a base. É referência para o Sul do Estado, e entendo que atenderia a toda a região. A fase é de projeto. Agora vem a elaboração do edital, processo licitatório e, enfim, a ordem de serviço. O mais importante é que a decisão está tomada: teremos um hospital de grande porte no Sul”, reiterou.

Bruno lembrou que o caminho é seguir o modelo de gestão, com as Parcerias Público-Privadas (PPPs), como é o caso da gestão do Hospital Jayme, que provou que dá certo.

Ainda na saúde, Bruno destacou que o governo vai fazer mutirão para zerar a fila de cirurgias eletivas.

“A decisão do governo é de realizar um mutirão de cirurgias eletivas e começou pela oftalmologia. Agora, voltamos com as cirurgias ortopédicas, especialmente as de mãos, mas o governo já apresentou um plano para atender as pessoas após os atrasos causados pela pandemia, quando os equipamentos públicos ficaram todos fechados para atender à Covid”, explicou.

Na viagem, Bruno também visitou a Superintendência Regional de Educação no Caparaó e descerrou placa em homenagem à educadora Jurema Moretz-Son.