Livro 100 anos de Collatina será lançado nesta quinta-feira dia 22

Uma extensa pesquisa dos jornalistas Nilo Tardin e Adalberto Batista no decorrer de dois anos, resultou na criação do livro Colatina 100 Anos, uma nova história sobre o município capixaba de 123 mil habitantes do noroeste do Espírito Santo.

A obra literária no ritmo leve das histórias em quadrinhos será lançada nesta quinta-feira, 22 a partir das 18 h na Biblioteca Municipal de Colatina. O livro contou com a participação ativa do fotógrafo Cássio Rossoni.

“Colatina 100 Anos” é uma viagem no tempo como bem estampa a capa do livro, uma belíssima aquarela do arquiteto Frederico Freire, retratando a locomotiva a vapor no amanhecer da cidade. A revisão inexorável do mestre das letras Olney Braga garante uma leitura dinâmica das aventuras do vilarejo no meio da mata até ser coroada a Princesa do Norte. Guerino Balestrassi faz  o prefácio do  livro Colatina, 100 Anos Anos , na condição de prefeito do centenário de liberdade política e administrativa da cidade.

A narrativa aviva a memória da mulher que emprestou seu nome incomum a ‘cidadela encantoada pelo Rio Doce’ dona Collatina Soares de Azevedo Moniz Freire, esposa do então governador José de Melo Carvalho Moniz Freire. Os autores resgataram a certidão de batismo de Collatina, seu processo matrimonial e a espetacular viagem de trem em fevereiro de 1911 quando veio de trem visitar a cidade junto ao marido e filhas. Boa leitura.