*Adquira o livro – 27 99964-2160 ou 27-99991-7934. O autor é considerado o melhor e maior jornalista capixaba graças ao seu trabalho meticuloso e especialista em pesquisas da cultura capixaba. De longe, o melhor jornalista. Já está na história do jornalismo do Espírito Santo.
A obra literária no ritmo leve das histórias em quadrinhos foi lançada na quinta-feira, 22/12 às 18 horas na Biblioteca Municipal de Colatina. O livro contou com a participação ativa do fotógrafo Cássio Rossoni.
“Colatina 100 Anos” é uma viagem no tempo como bem estampa a capa do livro, uma belíssima aquarela do arquiteto Frederico Freire, retratando a locomotiva a vapor no amanhecer da cidade. A revisão inexorável do mestre das letras Olney Braga garante uma leitura dinâmica das aventuras do vilarejo no meio da mata até ser coroada a Princesa do Norte. Guerino Balestrassi faz o prefácio do livro Colatina, 100 Anos Anos , na condição de prefeito do centenário de liberdade política e administrativa da cidade.
A narrativa aviva a memória da mulher que emprestou seu nome incomum a ‘cidadela encantoada pelo Rio Doce’ dona Collatina Soares de Azevedo Moniz Freire, esposa do então governador José de Melo Carvalho Moniz Freire.
Os autores resgataram a certidão de batismo de Collatina, seu processo matrimonial e a espetacular viagem de trem em fevereiro de 1911 quando veio de trem visitar a cidade junto ao marido e filhas. Boa leitura. Texto site radargeral.com/Linhares.