Melhoria na remuneração de enfermeiros

02-06-2020 – Afolhaonline

Está aprovada na Assembleia Legislativa (Ales) a Indicação 928/2020 do deputado Sergio Majeski (PSB) para o Governo do Estado aumentar o valor indenizatório pago aos técnicos de enfermagem e enfermeiros nas convocações para enfrentamento de demandas excepcionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa visa corrigir a disparidade existente no valor pago como reembolso dos gastos com deslocamento e alimentação de médicos, enfermeiros e outros profissionais do sistema de saúde pública capixaba, quando convocados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para trabalho, fora da carga horária regular, em ações isoladas, emergenciais ou extraordinárias – como nas jornadas extras para o combate ao novo coronavírus e o tratamento dos pacientes com a Covid-19

Covid-19: MPF cria canal

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) criou um novo canal para o recebimento de denúncias sobre a recusa de atendimento imediato por falta de leitos operacionais nos casos de pacientes com covid-19. As informações podem ser enviadas por Whatsapp para o número (27) 99225-4591.

O denunciante deve informar dia e hora da recusa de atendimento; quem deu a informação; e hospital onde não haveria leito disponível. O MPF pede também que sejam enviados elementos que comprovem a falta de leito como fotos, áudios, vídeos e documentos.

Nova Ciretran da Serra

A partir da terça-feira (02), o município da Serra terá uma nova Ciretran com mais conforto e comodidade para as pessoas que buscam os serviços presenciais, a exemplo da biometria e transferência de propriedade ou domicílio do veículo, ofertados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). A unidade funcionará em novo endereço: no segundo piso do Shopping MontSerrat, na Avenida Eldes Scherrer Souza, 2162, em Colina de Laranjeiras, próximo à BR-101.

Prefeitura de Colatina orienta

Em virtude das medidas adotadas para prevenção e enfrentamento do Coronavírus, conforme o Decreto Municipal 24.040/20, a Prefeitura de Colatina volta a recomendar a restrição das presenças de familiares até o terceiro grau, e em horário reduzido, nos velórios e sepultamentos.

A Prefeitura informa à população que é preciso respeitar as regras, independentemente do ente querido falecido ter sido infectado pela Covid-19 ou não.

O município orienta que um pequeno grupo vá ao velório e ao sepultamento. Lembra que está restrito para 10 o número máximo de pessoas que podem permanecer nos locais de velórios, e por poucos minutos, evitando as cerimônias de despedida, suspensas por tempo indeterminado. A orientação é que as pessoas com sintomas associados à Covid-19, não devem frequentar esses espaços de velórios e sepultamentos. Caso não  seja possível  evitar a presença de idosos, sobretudo os com mais de 80 anos,  a orientação  é que permaneçam no local por poucos minutos.

Também é preciso que os que forem a esses espaços e outras dependências funerárias atendam às medidas sanitárias gerais, como evitar aglomerações e lavar bem as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel 70% evitando tocar o rosto, nariz e boca.