Morre o ex-deputado Gilson Amaro

14-04-2021 – Afolhaonline.com

O ex-prefeito de Santa Teresa e ex-deputado estadual Gilson Amaro (PP/ES) morreu, na noite de terça-feira (13), aos 75 anos, por complicações da Covid-19. Ele será enterrado em Santa Teresa e, em função da pandemia, não haverá velório. 

Gilson Amaro estava internado havia quase dois meses. O ex-deputado deu entrada em um hospital no município de Santa Teresa no dia 17 de fevereiro com 50% dos pulmões comprometidos. Depois foi transferido para Colatina, onde ficou internado na UTI e foi intubado ao ter comprometimento de 90%. 

Carreira política

Gilson Antônio de Sales Amaro nasceu no distrito de Santa Julia, atual município de São Roque do Canaã. O político foi prefeito de Santa Teresa por quatro mandatos (1992, 2004, 2008 e 2016). O político também foi deputado estadual, tendo assumido o primeiro mandato na Assembleia como suplente em 1999. Em 2002 foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou até dezembro de 2003, quando renunciou para assumir o primeiro mandato à frente da Prefeitura de Santa Teresa. Amaro também foi presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) entre 2009 e 2012 e vereador de Santa Teresa por um mandato.

Homenagens no Plenário

Na sessão ordinária desta quarta-feira, os deputados estaduais fizeram um minuto de silêncio e lamentaram a morte do político. “Deixa um enorme legado. Seu carisma e amizade farão imensa falta”, lamentou Dary Pagung (PSB/ES).

Danilo Bahiense (sem partido) também ressaltou o caráter do político: “Um homem muito temente a Deus, que criou uma família com base em princípios éticos. Que Deus conforte a família enlutada”, disse. 

“Eu me junto aos deputados que agora falaram sobre Gilson. Ele foi um grande irmão meu quando fomos deputados juntos por duas vezes. Estava sempre ao meu lado, foi um tempo muito conturbado politicamente. Eu posso afiançar que foi uma pessoa muito digna, de uma responsabilidade com aquela cidade de que ele foi prefeito e levou tudo pra lá. Não havia nada. Era uma montanha enorme e Gilson trabalhou ferrenhamente pelo povo de Santa Teresa e São Roque. Levo aos familiares os meus sentimentos que, de fato, são muito sinceros”, afirmou Marcos Madureira (Patri/ES). 

Janete de Sá (PMN/ES) também lamentou a perda: “Ficamos muito entristecidos com o falecimento do Gilson. Externo a solidariedade junto a familiares e a população de Santa Teresa que teve Gilson como prefeito. Um prefeito empreendedor, que escreveu sua história no Espírito Santo”, destacou.

“Como munícipe de Santa Teresa eu tive uma relação muito amigável com Gilson. Desejo que a família seja fortalecida com o poder divino, porque é um momento muito difícil. Foi um homem simples e vitorioso em tudo que fez”, disse Torino Marques (PSL/ES). 

“Fica a reflexão do homem que Gilson Amaro foi. Quero me somar aos colegas nesta homenagem. Eu tenho convicção que a pessoa da índole do Gilson Amaro fica, principalmente pra família, a certeza de que esse ser humano cumpriu bem a função dele aqui na terra. A gente não via discórdia com Gilson, nem palavras ásperas. Era um ser doce, agregador, diferente”, declarou Freitas (PSB/ES). 

CASAGRANDE DECRETOU LUTO

O Governador Renato Casagrande decretou luto oficial de três dias em todo o Estado pela morte do ex-prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial na manhã desta quarta-feira (14).