Outubro Rosa: mais de 4 mil exames e consultas são ofertados no norte do ES

Dentro da campanha do “Outubro Rosa”, a Secretaria da Saúde (Sesa) intensifica as ações no norte do Espírito Santo com a realização de 4,3 mil procedimentos previstos entre consultas e exames voltados à saúde da mulher, como exames de mamografia e ultrassonografia. A oferta é fruto do trabalho da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Norte, com o Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM NORTE/ES), por meio da Unidade Cuidar.

Com o objetivo de conscientizar as mulheres para a importância de se fazer exames preventivos e o tratamento precoce contra o câncer de mama, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), deu início à campanha “Outubro Rosa – Se ame, Se toque, Se cuide”.

De acordo com dados levantados pela Sesa, a partir de informações do Ministério da Saúde, o Espírito Santo registrou 676 casos de mulheres com câncer de janeiro até o final de setembro. Em 2022, foram registrados 1.443 casos de mulheres com câncer durante todo o ano.

Mais exames e consultas

Para os 14 municípios atendidos pela regional Norte da Sesa, foram disponibilizadas 4.336 vagas para procedimentos direcionados à saúde da mulher durante o “Outubro Rosa”.

Os exames disponíveis são para mamografia, ultrassonografia pélvica e transvaginal, ultrassonografia obstetrícia, ultrassonografia mamária bilateral, histeroscopia, histerossalpingografia, biópsia/exérese de nódulo de mama, estudo urodinâmico, ressonância magnética de pelve e mama, e densitometria óssea.

Além dos exames que podem verificar anormalidades na mama e útero, facilitando o diagnóstico precoce, também estão disponíveis consultas oncológicas, consultas com mastologistas e cirurgias ginecológicas.

Para ter acesso às consultas e exames, a paciente deve primeiro procurar a unidade básica mais próxima de sua residência e receber o encaminhamento de um profissional de saúde, caso seja verificada a necessidade daquele procedimento. Na unidade, todos os exames e consultas disponíveis no momento estarão no sistema e a interessada será encaminhada para o serviço ofertado pela Rede Estadual.


Fonte e foto Sesa