PL do deputado Foletto prevê criação da Campanha “Março Roxo”

Deputado federal Paulo Foletto (PSB/ES),

Mais conscientização sobre a epilepsia. Projeto de Lei 1.647 de 2022 de autoria do deputado federal Paulo Foletto (PSB/ES), que tramita no Congresso Nacional prevê a criação da Campanha “Março Roxo”. A ideia é que, anualmente, durante o mês de março, aconteçam debates, palestras e eventos a fim de esclarecer a população sobre todos os aspectos da epilepsia.

Atualmente, a doença atinge 2% dos brasileiros, e afeta em torno de 50 milhões de pessoas em todo mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa internacional começou no Canadá, em 2008, a partir do relato da menina Cassidy Megan, que compartilhou seu sentimento de solidão por ser epilética.

A cor roxa foi escolhida, pois remete à lavanda, flor ligada ao sentimento de isolamento descrito por Cassidy. No dia 26 de março é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre Epilepsia, o Purple Day.

“Apesar dos tratamentos disponíveis e da possibilidade de desempenho normal de atividades, a forma negativa com a qual a sociedade ainda lida com a doença leva o paciente a questionar suas capacidades”, disse Foletto. Em sua justificativa, o parlamentar enfatizou que o poder público tem que se tornar um aliado no combate aos preconceitos e estigmas que ainda estão associados à doença e se tornar o principal vetor de informação sobre o tema. A proposta tramita na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

O deputado  federal Paulo Foletto, tem atuado com muito compromisso e um amplo debate na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, com objetivo de levar mais saúde aos brasileiros.