Prefeito Guerino visita indústria que transforma lixo em energia em Portugal

Atualmente, o lixo tratado em Portugal é transformado em energia e adubo orgânico.

Em mais uma etapa da visita à Europa promovida pelo Sebrae, o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, conheceu o exemplo da associação portuguesa Lipor, sediada na cidade do Porto.

Todos os anos, a Lipor (Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto) faz o tratamento de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes. Atualmente, o lixo tratado em Portugal é transformado em energia e adubo orgânico.

“A forma de associação da Lipor é semelhante ao nosso Condoeste (Consórcio Público para o Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Doce Oeste do Espírito Santo), que reúne 22 municípios capixabas e do qual sou presidente. O novo aterro sanitário da Central de Tratamento de Resíduos (CTR-Colatina), que estamos construindo na região do Córrego Estrela, BR 259, vai colocar nosso município ainda mais na vanguarda no tratamento correto do lixo urbano”, afirmou Balestrassi.

Colatina foi convidada para a missão internacional do Sebrae por ser um dos municípios capixabas que mais evoluíram no programa Cidade Empreendedora. O objetivo é buscar referências internacionais de tecnologias de cidades inovadoras para trazer mais segurança, um melhor trânsito, facilitar a abertura de empresas e, gerar mais empregos e renda, garantindo desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

A comitiva está indo a convite do Sebrae e, portanto, não está sendo utilizado o dinheiro público para a viagem.