Proteção e recuperação de rios em pauta na Ales

Governador Valadares (MG) – Passagem da lama pelo Rio Doce, por causa do rompimento de duas barragens em Mariana, Minas Gerais, causa desastre ambiental (Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação)

Começa na segunda-feira (20) a Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce, que será realizada no Auditório Hermógenes Lima Fonseca, na Assembleia Legislativa (Ales). De acordo com o coordenador da Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe/Rio Doce), Hernandes Bermudes, o debate envolverá especialistas e a sociedade, com um olhar especial para a proteção e recuperação dos rios. O evento é aberto à população.

 “A expectativa para este ano é continuar o processo de democratização do debate sobre a necessidade de proteção dos nossos rios, em especial do Rio Doce. Ouvir a opinião de alunos, professores, sociedade civil organizada e órgãos ligados ao meio ambiente sobre os problemas que afetam a qualidade de nossos rios e o que poderá ser feito para mudar essa realidade”, explica o coordenador do evento.

A abertura está marcada para as 14 horas, na segunda, com a palestra do engenheiro agrônomo e membro do Conselho Diretor do Instituto Terra, Henrique Lobo. A apresentação trará o tema “Os rios da terra”. Na terça-feira (21) é a vez da professora de Ciência Política da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Marta Zorzal, que vai falar sobre as questões institucionais e os impactos sociais do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), às 9 horas.

Ainda na terça-feira, às 14 horas, será abordado o tema “Institucionalidade e impactos econômicos do rompimento da barragem de Fundão e a perspectiva dos impactos econômicos derivados da qualidade da água”. A apresentação ficará por conta do professor de Economia da Ufes Ednilson Felipe. Na quarta-feira (22), pela manhã (9h30), o professor Henrique Lobo volta a falar sobre “Os rios da terra”.

O encerramento da Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce ocorre na quinta-feira (23) com a palestra da professora, mestre em Política Social da Ufes, Tânia Silveira. A doutoranda em Ciências Sociais abordará a relação do indivíduo com o meio ambiente. A palestra está marcada para as 14 horas.

Programação:

Segunda-Feira 20/03

14h: Professor Henrique Lobo – Tema: “Os rios da terra”.


Terça-feira 21/03 

9h: Professora Marta Zorzal – Tema: “As questões institucionais e os impactos sociais do rompimento da barragem de Fundão em Mariana”.

14h: Professor Ednilson Felipe – Tema: “Institucionalidade e impactos econômicos do rompimento da barragem de Fundão e a perspectiva dos impactos econômicos derivados da qualidade da água”.

Quarta-feira 22/03

9h30: Professor Henrique Lobo – Tema: “Os rios da terra”.


Quinta-feira 23/03

14h: Professora Tânia Silveira – Tema: “A relação do indivíduo com o meio ambiente”. Fonte e foto ales