Uma das ações administrativas mais recentes do SANEAR este ano foi a compra de novos coletores que estão sendo instalados no município para a coleta de lixo. Estes equipamentos públicos foram adquiridos para facilitar e dar maior eficiência na coleta de resíduos diariamente em Colatina.
Porém, recentemente, alguns destes coletores estão sendo destruídos completamente ou danificados em sua estrutura. Assim, o SANEAR orienta os moradores e comerciantes para colaborar com a identificação de alguma irregularidade ou distorções no uso destes equipamentos, principalmente, repassar informações sobre a destruição provocada pelo vandalismo.
Uma das alternativas para evitar o risco destes equipamentos serem destruídos é informar ao SANEAR quem são as pessoas que estão provocando esta situação de depredação parcial ou queimando esses coletores nas vias públicas.
O prejuízo para a população é considerável, pois com a destruição dos coletores de lixo o prazo de reposição ou nova instalação vai depender de uma nova compra que deve ser antecedida de um procedimento administrativo que pode acarretar numa demanda maior de tempo. Por lei, a compra de novas peças ou a substituição deve ser realizada dentro de todo o trâmite administrativo e legal.
Vandalismo
Quem queima ou tenta destruir estes equipamentos deve ser identificado e vai responder criminalmente. Estes coletores são utilizados para uso da população e foram adquiridos com recursos públicos. A destruição total ou parcial é um crime!
Conscientização
Existem coletores espalhados pela cidade e em diversos locais no interior. Diariamente nossas equipes retiram os resíduos que são depositados nos coletores, evitando que o lixo fique espalhado nas ruas, avenidas ou até mesmo nas praças. O lixo quando depositado fora destes equipamentos possibilita a proliferação de doenças ou a infestação de pragas urbanas que se dá devido ao acúmulo de lixo e entulhos espalhados pelo chão.
Limpeza pública
O lixo NÃO deve ser jogado em terrenos baldios, praças e canteiros. Acondicione seu lixo em sacos plásticos ou depósitos fechados. Embrulhe vidros e objetos cortantes com papel antes de colocá-los no lixo. Colabore com o trabalho dos nossos profissionais de limpeza pública.
O lixo, quando mal gerenciado, causa danos ao meio ambiente, afeta a saúde pública e esgota recursos naturais.
Por favor, envie uma solicitação aos nossos canais de atendimento para verificar esta situação. Sua informação pode ser enviada pelo e-mail: atendimento@sanear.es.gov.br. Ou ainda pelos telefones: (27) 2102-4303
Informações ou dúvidas, envie mensagens para (27) 99814-4341. Este telefone é exclusivo para mensagens, não recebe ligações. Fonte e foto Sanear e PMC