Santa Teresa sediará pela primeira vez o Pint of Science Brasil

Pint of Science Brasil bate recorde: Santa Teresa sediará pela primeira vez o evento
 

A cidade de Santa Teresa (ES), situada na região das montanhas capixabas e distante 80 quilômetros do Centro Histórico de Vitória (ES), vai sediar nos dias 13, 14 e 15 de maio o festival mundial de divulgação científica Pint of Science neste ano.

São 179 municípios brasileiros que marcarão presença, em uma festividade de ciência onde o brinde será com cerveja.

De acordo com os organizadores, o Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento.

O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online em 2020, 2021 e 2022.

Confira, a seguir, as cidades que vão participar do festival pela primeira vez em 2024:

Região Norte: Abaetetuba (PA), Ananindeua (PA), Cacoal (RO), Castanhal (PA), Irituia (PA).

Região Nordeste: Assu (RN), Brejo Santo (CE), Ilhéus (BA), Juazeiro do Norte (CE), Nossa Senhora da Glória (SE), Parnaíba (PI), Patu (RN), Vitória de Santo Antão (PE).

Região Centro-Oeste: Cáceres (MT), Lucas do Rio Verde (MT).

Região Sul: Bagé (RS), Balneário Camboriú (SC), Blumenau (SC), Caçapava do Sul (RS), Cornélio Procópio (PR), Francisco Beltrão (PR), Guarapuava (PR), Irati (PR), Itapema (SC), Ivaiporã (PR), Matinhos (PR), Palmas (PR), Paranavaí (PR), São Gabriel (RS).

Região Sudeste:

Estado de São Paulo: Boituva, Cássia dos Coqueiros, Guaratinguetá, Matão, Pirassununga, Registro, Santa Fé do Sul.

Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo: Montes Claros (MG), Nova Iguaçu (RJ), Santa Teresa (ES), Santo Antônio de Pádua (RJ), Teresópolis (RJ).

Com informações:

Assessoria de Comunicação do ICMC/USP e Milan Salviato – Gerente de Comunicação e MKT da ESFA