Secretário do ES destaca avanço na vacinação contra Covid

25-06-2021 – Afolhaonline.com

Vacina, sim! O avanço na imunização dos capixabas contra a Covid-19 foi destaque na prestação de contas do secretário estadual da pasta, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, em audiência pública da Comissão de Saúde, realizada em formato virtual nesta sexta-feira (25).

De acordo com dados apresentados e tendo como referência o dia 23 de junho, 35% da população capixaba recebeu uma dose da vacina e 12% está com a imunização completa, já tendo recebido a segunda dose. Atualmente, o Espírito Santo possui 98% da população idosa com a primeira dose da vacina. “Estamos fazendo um trabalho ativo, por mensagem de celular, para chamar os capixabas para a segunda dose”, contou o secretário. 

Outra novidade apresentada pelo gestor estadual de Saúde é que a predominância da Covid-19 no estado é da cepa original e não da cepa conhecida como P1 (variante brasileira que já é predominante em várias unidades da federação e que, segundo apontam estudos, seria mais contagiosa). 

Segundo Nésio, a secretaria trabalha para alcançar a população com mais de 30 anos com a primeira dose já nos meses de julho e agosto. “Hoje o principal risco para a estabilidade e queda da contaminação é a não adesão das medidas de proteção, como o uso de máscaras e o distanciamento social. A imunização está avançando, mas é necessário seguir com todos os cuidados para evitar a contaminação”, orientou. 

Segundo o Painel Covid-19 que mapeia a doença do país, no Espírito Santo são 512.485 casos confirmados, 11.369 óbitos e 486.417 pacientes curados. Para o gestor, a vacina é o principal recurso para superar a pandemia.

“Nossas equipes estão trabalhando em três turnos e com uma capacidade de vacinação que merece destaque. Meu reconhecimento a todos os gestores de saúde dos municípios capixabas e servidores. Se hoje temos um destaque nacional, sempre entre os cinco que mais vacinam, é porque temos um trabalho conjunto baseado na ciência, na imunização por meio da vacina”, disse Nésio. 

Durante a prestação de contas, o gestor também abordou outros assuntos, como a situação orçamentária, as principais entregas da pasta e a cobertura vacinal infantil. A prestação de contas tem como referência o primeiro quadrimestre de 2021.

Orçamento

Do orçamento utilizado para despesas com saúde pública no primeiro quadrimestre de 2021, 63,3% dos recursos são estaduais. A União contribuiu com 24,2%. O restante é proveniente de outras fontes, como a própria contribuição do município. Os dados, destacou Nésio, demonstram a necessidade de maior aporte federal para a área.

“O Espírito Santo aplica 14,4% do orçamento global na saúde, mais do que os 12% exigidos pela lei. Para se ter uma ideia, a cada quatro reais utilizados este ano para o enfrentamento da Covid-19, três são dos recursos estaduais e apenas um proveniente da União. Não tivemos para 2021 uma programação de aporte robusto de recursos federais. Esse cenário gera grandes impactos para a área”, explicou o secretário.

Sábado em Colatina

Com 2.000 doses da Coronavac, a Secretaria de Saúde continua a vacinação contra a COVID-19 em Colatina neste sábado, dia 26, das 8h às 12h. Serão vacinados, com a SEGUNDA DOSE, os seguintes grupos:

. Idosos com 60 anos ou mais (segunda dose)

. Profissionais da Saúde (segunda dose).