Sem previsão de alta, Bolsonaro está estável após internação em SP

03-01-2022 – Afolhaonline.com

Ainda sem previsão de alta, o presidente Jair Bolsonaro segue estável, depois que deu entrada no hospital Vila Nova Star, zona sul da capital paulista, nesta segunda-feira. A equipe médica ainda vai avaliar a necessidade de uma cirurgia, depois que Bolsonaro interrompeu as férias devido a um mal-estar causado por uma nova obstrução intestinal.

Segundo boletim médico do hospital, o presidente apresentou um quadro chamado “suboclusão intestinal”, em outras palavras, uma obstrução que impede a passagem dos alimentos digeridos. O mesmo boletim informou que o presidente está estável e segue acompanhado pela equipe do médico Antônio Macedo. Em nota, o Palácio do Planalto também cita que o presidente passa bem e aguarda a realização de exames.

Em postagem nas redes sociais, o próprio presidente Bolsonaro publicou uma foto, em que aparece internado, e citou que o médico Antônio Macedo retornou ao Brasil ainda nesta segunda. Macedo é quem acompanha a saúde do presidente e o responsável pelas cirurgias intestinais, desde que Bolsonaro recebeu uma facada durante a campanha para as eleições presidenciais, em 2018.

Na mesma publicação, Jair Bolsonaro cita que deu entrada por volta das 3h e que os médicos do hospital colocaram uma sonda nasogástrica – do nariz até o estômago, para alimentação. Segundo o presidente, ele ainda deve ser submetido a mais exames para a avaliação de uma “possível cirurgia” de desobstrução do intestino.

Na mesma mensagem, no perfil oficial, o presidente Bolsonaro cita que esta é a segunda vez em que ele fica internado, com os mesmos sintomas de obstrução – a primeira foi em julho de 2021. Segundo ele, são consequências da facada, incluindo quatro grandes cirurgias pelas quais ele já se submeteu.

O presidente Jair Bolsonaro estava de férias no litoral de Santa Catarina, desde o fim de dezembro, onde passou a virada do ano, ao lado da primeira-dama, Michele Bolsonaro, e familiares. A previsão de retorno a Brasília era esta terça-feira.