Serenata Italiana em Venda Nova do imigrante pode virar patrimônio imaterial

A Serenata Italiana, festa tradicional da cidade de Venda Nova do imigrante.

A Serenata Italiana, festa tradicional da cidade de Venda Nova do imigrante, pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. Essa é a proposta do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos/ES), autor do Projeto de Lei (PL) 265/2023.

De acordo com o parlamentar, “a Serenata Italiana é uma manifestação cultural, que figura-se como um importante instrumento de fortalecimento de resgate cultural e manutenção das tradições trazidas pelos imigrantes italianos.” 

O deputado lembra que o evento atrai milhares de pessoas. “Cantando, bebendo vinho e degustando as iguarias típicas, os ‘seresteiros’ partem de quatro pontos diferentes da cidade: Lavrinhas, Bananeiras, Providência e Tapera, indo para o centro de eventos Padre Cleto Caliman. Os participantes degustam polenta, queijo e linguiças preparadas na chapa dos ‘polenta móveis’, geralmente levados por grupos que se organizam para a serenata. A política é cada um leva o que vai consumir e compartilha com os amigos”, descreve. 

Na justificativa da proposta, o parlamentar afirma que a Constituição Federal determina que o Estado garanta a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura, cabendo a ele também incentivar a difusão das manifestações culturais. Nesse sentido, é tarefa do poder público promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro. 

O PL 265/2023 deve ser analisado pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças.Acompanhe a tramitação do PL 265/2023