Setor agrícola do ES recebe homenagem da Ales

02-09-2021 – Afolhaonline.com

Produtores e dirigentes de entidades que apoiam o setor rural capixaba foram homenageados pelo Legislativo estadual com a entrega da Comenda do Mérito Agrícola durante sessão solene realizada na tarde de ontem – quarta-feira (1º).

Ligada ao campo e filha de produtor rural, a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Letícia Simões, esteve na lista dos homenageados. Ela afirmou que a entidade atua na formação profissional, promoção social e assistência técnica gerencial voltada para os homens e mulheres que exercem atividades no agronegócio e na agricultura familiar.

 “Desenvolvemos esse trabalho em cerca de duas mil propriedades rurais capixabas; mais de 20 mil produtores já participaram de cursos oferecidos por nós desde o ano passado”, explicou. Entre os cursos, Letícia destacou o projeto Herdeiros no Campo, voltado para fixar os jovens no meio rural, preparando-os para os novos desafios do agronegócio.

O presidente do Sicoob no Espírito Santo (regiões Norte e Central), Bento Venturim, também recebeu a comenda. Ele explicou que a instituição financeira cooperativa, que fomenta o desenvolvimento em diversos segmentos, tem no setor agrícola um de seus pilares no Espírito Santo.

Venturim preside também o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café e é membro do conselho operacional do Espírito Santo em Ação, exercendo atividades voltadas para o desenvolvimento do interior capixaba. “Compartilho essa comenda com todos aqueles que se juntam comigo nessa caminhada. Essa homenagem da Assembleia Legislativa nos inspira ainda mais a continuar desenvolvendo ações em prol do incremento do setor agropecuário”, disse.

Guerreiros

A proponente da sessão solene e presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá (PMN/ES), afirmou que os produtores e trabalhadores rurais capixabas têm sido guerreiros. “Eles não deixam faltar alimentos para a população, além de garantir o desenvolvimento socioeconômico para os municípios, dos quais 80% dependem basicamente da renda do meio rural”.

Janete citou que a estrutura fundiária do Espírito Santo é formada em sua maioria por pequenas propriedades, com predomínio da agricultura familiar. De acordo com ela, isso ajudou no desenvolvimento do associativismo e do cooperativismo fortes e organizados, que se tornaram referência em todo o país.

A deputada destacou que o Espírito Santo é o maior produtor nacional de ovos e de café conilon, sendo também o segundo produtor e maior exportador de mamão e de pimenta-do-reino. O estado se destaca ainda na produção de coco, cacau, café arábica, banana, leite, frango de corte, hortaliças, cana-de-açúcar, abacaxi, gado de corte e leiteiro, entre outros.

 “São muitos os homens e mulheres guerreiros que estão na labuta no dia a dia do campo, e por isso nada mais justo do que homenageá-los com essa Comenda do Mérito Agrícola”, justificou a parlamentar.